Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-11-2008

Membros de comunidade do Orkut querem invalidar eleição
Estudantes e jovens fazem novo protesto pelas ruas do centro do Rio de Janeiro para lembrar passeata realizada no final de outubro contra o resultado das eleições municipais deste ano.
Membros de comunidade do Orkut querem invalidar eleição
Foto: Rafael Andrade/Folha Imagem

ANDRÉ ZAHAR
colaboração para a Folha Online, no Rio

Um movimento articulado por jovens através do site de relacionamentos Orkut pretende invalidar o segundo turno da eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O pleito deu a vitória ao candidato Eduardo Paes (PMDB), mas eles alegam que houve crimes eleitorais na campanha do peemedebista que justificariam a anulação da votação de domingo.

A assessoria de imprensa do prefeito eleito disse à reportagem da Folha Online que não iria comentar o assunto. A posição, por enquanto, é que o movimento não se justifica, pois supostas irregularidades serão julgadas pelo TRE-RJ.

Os militantes do Movimento Pró-Democracia, que nega ligação com o candidato derrotado Fernando Gabeira (PV), farão uma passeata nesta sexta-feira, às 12h, na Cinelândia, no centro do Rio. De lá eles devem seguir em direção ao TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro.

Às 14h15 desta quarta-feira, a comunidade do movimento no Orkut tinha 10.267 membros, a maioria estudantes. As reclamações contra Paes citam suposta boca-de-urna no último domingo, campanha difamatória contra Gabeira e suposto uso eleitoral da máquina pública do governo do estado.

"O candidato Eduardo Paes se aproveitou dos eleitores, roubando-lhes a dignidade em troca de merendas. Além disso, jogou sujo com seu adversário de campanha, apelando para as ofensas. Seus meliantes cometeram inúmeras irregularidades e sua "campanha" foi vergonhosa para o Rio. Nosso objetivo é pressionar o TRE a tomar medidas severas contra esses crimes eleitorais e ressuscitar a democracia", diz o manifesto enviado pelo usuário Matheus Souza.

Procurado pela reportagem da Folha Online, o deputado Fernando Gabeira disse não ter nenhum envolvimento pessoal com o movimento. "Tenho conhecimento [do movimento], mas estou mais empenhado em deixar o TRE concluir suas investigações", disse.

Gabeira afirmou, porém, que pretende entrar com ação no TRE contra as supostas irregularidades. "Eles [TRE] vão nos dar a síntese de tudo que estão fazendo e nós vamos examinar e provocar [uma ação]. Para nós, o importante é confiar na Justiça. Não farei nenhum tipo de pressão", disse o candidato derrotado.

Membros de comunidade do Orkut querem invalidar eleição de Eduardo Paes no Rio.

Estudantes e jovens fazem novo protesto pelas ruas do centro do Rio de Janeiro para lembrar passeata realizada no final de outubro contra o resultado das eleições municipais deste ano.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir