Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2008

Israel renova bloqueio nos acessos a Gaza
Crian�as palestinas seguram cartazes durante protesto contra san��es impostas por Israel nas proximidades da Faixa de Gaza
Israel renova bloqueio nos acessos a Gaza
Foto: Adel Hana/AP

GAZA (Reuters) - Israel voltou a fechar os acessos � Faixa de Gaza na ter�a-feira, alegando que foguetes continuam sendo disparados do territ�rio palestino contra as suas cidades. Entidades internacionais alertam que pode faltar alimentos e combust�veis para a popula��o de Gaza.

Israel havia permitido na segunda-feira que 33 caminh�es com mantimentos entrassem em Gaza, pela primeira vez em duas semanas. No mesmo dia, o primeiro-ministro iaraelense, Ehud Olmert, havia prometido ao presidente palestino, Mahmoud Abbas, que n�o permitiria o surgimento de uma crise humanit�ria no territ�rio costeiro.

"Os acessos est�o fechados devido aos cont�nuos disparos de foguetes", disse Peter Lerner, porta-voz do Minist�rio de Defesa. De acordo com as autoridades, v�rios foguetes foram disparados contra Israel na segunda-feira, sem deixar feridos.

Entidades humanit�rias dizem que os mantimentos enviados na segunda-feira n�o bastam para evitar uma escassez de alimentos.

Israel tamb�m ret�m o envio de combust�vel para a principal usina el�trica de Gaza, o que provoca apag�es di�rios para muitos dos seus 1,5 milh�o de habitantes.

Israel proibiu no dia 4 que a UNRWA (ag�ncia da ONU que presta assist�ncia a cerca de 750 mil refugiados em Gaza) levasse mantimentos para a Faixa de Gaza, devido a confrontos que naqueles dias levaram � morte de mais de 12 combatentes palestinos.

Centenas de israelenses ficaram levemente feridos por dezenas de foguetes disparados por militantes palestinos depois das incurs�es militares de Israel.

Militantes do grupo isl�mico Hamas, que governa Gaza, dispararam morteiros contra soldados israelenses que procuravam explosivos perto da cerca que demarca a fronteira, na ter�a-feira, segundo fontes do Hamas e do Ex�rcito israelense. N�o h� relatos de v�timas nesse incidente.

A ONG brit�nica Oxfam International disse em nota que "s� um m�nimo de produtos entrou em Gaza nos �ltimos dois dias". Barbara Stocking, presidente-executiva da entidade, disse que existe o temor de "uma s�ria piora da situa��o humanit�ria, mais uma vez, se uma a��o urgente n�o for tomada."

Israel renova bloqueio nos acessos a Gaza.

Crian�as palestinas seguram cartazes durante protesto contra san��es impostas por Israel nas proximidades da Faixa de Gaza. Israel voltou a fechar os acessos � Faixa de Gaza na ter�a-feira, alegando que foguetes continuam sendo disparados do territ�rio palestino contra as suas cidades.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir