Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 19-11-2008

1928: Mickey Mouse aprende a falar
Mickey e Minnie, vestidos com trajes tradicionais indianos, desfilam em carro de som em Bombaim, na �ndia
1928: Mickey Mouse aprende a falar
Foto: Pall Pilai/AFP

Enquanto os demais cineastas discutiam a necessidade de sonorizar seus filmes, Walt Disney n�o perdeu tempo em dar voz ao Mickey. O terceiro filme do camundongo chegou �s telas em 18 de novembro de 1928.

"Ele tem uma cal�a vermelha com bot�es amarelos. � preto e tem o rosto branco. Ele corre pra l� e pra c� e vive fazendo travessuras." Desde 1928, ele tamb�m sabe falar, o que para os padr�es da �poca era uma inova��o absoluta.

No in�cio daquele ano, chegou �s telas o filme Os cantores de jazz (The Jazzsinger) e com ele, pela primeira vez, o cinema falado. Muitos produtores de Hollywood discutiam sobre as vantagens dos filmes sonoros. Walt Disney manteve-se afastado do debate, por ver na nova t�cnica uma possibilidade �nica: o desenho animado com som.

Os dois primeiros filmes de Mickey Mouse foram mudos. Depois que a metade do terceiro filme j� estava praticamente conclu�da, Disney e sua equipe fizeram um pequeno teste. As mulheres e amigos dos desenhistas foram convidados a assistir ao novo filme Steamboat Willie.

Na sala ao lado, estavam alguns membros da equipe de Disney, que produziam ao vivo o som sincronizado para o filme. Em uma partitura, estava marcada n�o s� a m�sica, como tamb�m os efeitos sonoros necess�rios. Wilfried Jackson tocava gaita, enquanto outros m�sicos utilizavam frigideiras como percuss�o, assobiavam e tocavam flautas.

Walt Disney descreveu mais tarde a sess�o: "A rea��o do nosso pequeno p�blico foi �nica. As pessoas ficaram como que eletrizadas, instintivamente tocadas pela unidade entre imagem e som. Soa terr�vel, mas foi maravilhoso! E era algo novo!"

Ilus�o e magia
Mais tarde, a rea��o do p�blico foi a mesma que a dos presentes na sess�o priv�. Steamboat Willie tornou-se um grande sucesso. As personagens dos desenhos animados podiam de repente falar, cantar e tocar instrumentos. Essa ilus�o foi tida como algo m�gico.

O Motion Picture Daily, de Nova York, elevou Mickey Mouse � posi��o de modelo exemplar: "Quando um filme encontra-se no padr�o de Mickey Mouse - o desenho animado - dispensa-se maiores coment�rios." Nos dois anos seguintes, o camundongo tornou-se a estrela das produ��es dos est�dios Disney. No in�cio dos anos 30, foram finalizados 20 filmes do Mickey por ano.

Em 1940, o ratinho atuou como protagonista do curta O aprendiz de feiticeiro, baseado na m�sica de Paul Dukas. A id�ia fez parte de um grande projeto, que levava o nome de Fantasia. Walt Disney pretendia ilustrar trechos de m�sica cl�ssica. Dentro do projeto, havia ainda desenhos com m�sica de Beethoven e Stravinski. Para concretizar suas id�ias, Disney trabalhou em coopera��o com o dirigente Leopold Stokowski.

Pato Donald chega �s telas
Mickey Mouse n�o ficou sozinho por muito tempo. O camundongo tinha poucas caracter�sticas marcantes para servir de personagem principal a longo prazo, embora sua popularidade crescesse em velocidade alucinante e o ratinho se tornasse personalidade nacional. O her�i deveria continuar gracioso e am�vel. Para os desenhistas, no entanto, tornava-se cada vez mais dif�cil encontrar novas hist�rias para rechear as aventuras de Mickey. Foi o momento em que o Pato Donald chegou �s telas.

O pato caracterizava-se pela falta absoluta de disciplina, era facilmente irrit�vel, arrogante e ego�sta. Ningu�m, no entanto, conseguia desenvolver uma avers�o real ao bichinho. Foi assim que Mickey acabou sendo relegado a segundo plano, embora continue at� hoje sendo um dos preferidos das crian�as no universo de Disney.

1928: Mickey Mouse aprende a falar.

Mickey e Minnie, vestidos com trajes tradicionais indianos, desfilam em carro de som em Bombaim, na �ndia. Hoje, � comemorado o anivers�rio de 80 anos de Mickey Mouse, o principal personagem de Walt Disney. Em 18 de novembro de 1928, acontecia o primeiro lan�amento de uma anima��o estrelando o personagem, "Steamboat Willie", que tamb�m foi o primeiro desenho da Disney com som sincronizado.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir