Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-11-2008

Fidel Castro aparece em foto ao lado de presidente chinês
As imprensas cubana e chinesa divulgaram na noite de ontem imagens do encontro entre o ditador Fidel Castro e o presidente chinês, Hu Jintao
Fidel Castro aparece em foto ao lado de presidente chinês
Foto: AFP

da Folha Online

As imprensas cubana e chinesa divulgaram na noite desta terça-feira imagens do encontro entre o ditador Fidel Castro e o presidente chinês, Hu Jintao. Afastado do poder há mais de dois anos, Castro, 82, se encontrou o líder chinês como parte de encontros para fortalecer as relações bilaterais.

A foto mostra o ex-líder cubano de pé, vestindo a já tradicional roupa esportiva com as cores da bandeira cubana (branco, azul e vermelho). Embora mais magro, Fidel demonstrou energia ao líder chinês: "Fidel se recuperou de sua doença e apresenta muita energia", disse Jintao.

Único país da América com governo comunista, Cuba foi também o primeiro do continente a estabelecer relações com a China, em 1960, um ano após Fidel chegar ao poder.

Ele deixou a Presidência cubana em fevereiro passado ao irmão Raúl, e não aparece em público desde que adoeceu, em julho de 2006, mas ocasionalmente são divulgadas fotos e imagens suas, sobretudo durante visitas de líderes estrangeiros.

Fidel, que ainda ocupa o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista cubano --Raúl é o segundo--, se reuniu no dia 24 de junho com o secretário de Controle Disciplinar do Comitê Central do Partido Comunista chinês, He Guoquian, que visitou recentemente Havana.

Crise

A visita de Hu acontece no momento em que Cuba enfrenta uma difícil situação econômica, em parte por causa dos furacões Ike e Gustav, que causaram danos avaliados em US$ 9 bilhões (R$ 20,5 bilhões).

A ilha enfrenta os efeitos da crise financeira mundial, que reduziu o preço do níquel, o turismo e as remessas dos emigrantes, três de suas principais fontes de divisas.

O país também sofre com a alta dos preços internacionais dos alimentos, já que importa mais de 80% do que é consumido por seus 11,2 milhões de habitantes.

A visita de Hu terminará no começo da quarta-feira (19), quando partirá para Lima, no Peru, onde participa, no próximo fim de semana, de reunião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).

Esta é sua segunda viagem pela América Latina, depois da realizada em 2004, em que passou por Brasil, Chile, Argentina e Cuba.

Com France Presse e Efe

Fidel Castro aparece em foto ao lado de presidente chinês.

As imprensas cubana e chinesa divulgaram na noite de ontem imagens do encontro entre o ditador Fidel Castro e o presidente chinês, Hu Jintao. Afastado do poder há mais de dois anos, Castro, 82, se encontrou o líder chinês como parte de encontros para fortalecer as relações bilaterais.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir