Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2008

Abono do Fundeb é liberado para professores em Marataízes
O vereador e também professor Cléber Júnior, comandou a sessão que tratou sobre o pagamento do abano do Fundeb
Abono do Fundeb é liberado para professores em Marataízes
Cléber Júnior. (Foto: http://www.ojornalonline.com.br)

Helio Barboza

Marataízes-ES

Depois de passar por duas sessões ordinárias, a mensagem do Executivo que trata do abono para os professores foi aprovado no último dia 11, terça-feira, por todos os vereadores presentes.

As duas sessões foram acompanhadas por dezenas de professores da Rede Pública. Serão R$ 1.008.000,00 (hum milhão e oito mil reais), referentes ao ano de 2007, para serem divididos entre os professores que estão na ativa.

Esta foi uma das questões que levantaram polêmica entre os vereadores. A grande maioria se manifestou contrário ao pagamento apenas aos que estavam na ativa, em 2008, já que o dinheiro é referente aos professores que trabalharam no ano de 2007 e muitos dos quais não tiveram seus contratos de trabalho renovados pela Secretaria Municipal de Educação para o ano de 2008.

Na semana anterior à votação, para tentar contornar este problema, uma comissão formada por professores e vereadores foram até ao gabinete do prefeito para uma reunião que contou também com a presença do secretário de Finanças, José Ildo.

Na ocasião, o secretário de Finanças explicou que seria ‘impossível’ mudar a mensagem do projeto enviado à Câmara, pois não teria como alterar o ano fiscal – "Apesar de reconhecermos que os recursos são referentes ao ano passado, não é possível efetuarmos o pagamento retroativo, por isso a mensagem só tratou dos professores que estão na ativa", disse.

Os vereadores protestaram, alegando que seria uma injustiça contra os professores que hoje estão desempregados – "Os professores que não tiveram seus contratos renovados estão sendo prejudicados duas vezes – uma por estarem desempregados e outra por não estarem tendo direito a receberem pelo serviço que prestaram", alfinetou o vereador Neolan Ribeiro, que ainda disse que mesmo os atuais professores também podem estar sendo lesados – "O certo seria pedir informações mais precisas da Prefeitura. Se este dinheiro é referente ao ano de 2007 e vai ser aceito como em 2008, então quer dizer que o Fundeb de 2008 não será pago?", indagou.

Já o vereador Cléber, vice-presidente e que presidiu a última sessão em virtude da ausência da presidente da Casa, disse que a luta agora e desafio para o próximo prefeito da cidade, é transformar o abono em aumento salarial, promovendo de fato a valorização da classe. A colocação do vereador, que também é professor, foi bastante aplaudida pelos professores presentes à sessão.

O professor Cléber aprovou uma emenda ao projeto do Executivo, fazendo com que o pagamento do abono seja feito em duas parcelas até o final do ano, para que, desta forma, o Imposto de Renda não ‘abocanhe’ os ganhos dos professores – "Se o pagamento for feito apenas em uma parcela, o Imposto de Renda dá uma mordida muito grande e praticamente tiraria os ganhos dos professores", justificou o vereador.

O projeto aprovado, junto com a emenda, foi enviado ao Executivo para ser sancionado e providenciado o pagamento do abono.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir