Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 19-11-2008

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional da Consciência Negra, a ser comemorado neste 20 de Novembro, remete-nos a Zumbi dos Palmares
DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Grupo de Jongo "Mestre Bento". (Foto: José Geraldo Oliveira)

O Dia Nacional da Consciência Negra, a ser comemorado neste 20 de Novembro, remete-nos a Zumbi dos Palmares, o maior ícone da resistência negra ao escravismo no Brasil. Data marcada país afora por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras, em cerca de 225 municípios trata-se de feriado, tamanha a importância do evento. O estado onde mais cidades decretaram feriado é o Rio de Janeiro, com 92 municípios.

O Movimento Negro Unificado incorporou a data (1978) como celebração nacional que passou a integrar o calendário escolar brasileiro, isto em 2003. O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contraposição ao 13 de Maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888.
Os escravos se foram, mas deixaram riquezas inestimáveis. Em Itapemirim, por exemplo, os afro-descendentes têm orgulho da arte deixada por seus ancestrais e não deixam a tradição morrer. Exemplo disso é o Grupo de Jongo "Mestre Bento", da sede do município, e de uma equipe que se surge na comunidade de Graúna.

E como passa de pai para filho esta arte secular, está nascendo o jonguinho. Em fase de ensaio geral, no próximo mês já estará em plena atividade o Grupo de Jongo Mirim "Chrispiniano Balbino Nazareth", que homenageia o primeiro jongueiro da cidade, que chegou a Itapemirim em 1914 vindo de São Mateus.

O Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional tem buscado a salvaguarda do jongo enquanto Patrimônio Imortal Brasileiro e as equipes de Itapemirim têm participado ativamente de encontros promovidos pelo Pontão do Jongo no Rio de Janeiro, bem como, apresentado em diversas cidades capixabas, como em Cachoeiro de Itapemirim (Comunidade Monte Alegre), Castelo (Comunidade de Vargem Alegre), Rio Novo do Sul (Sede) e Itapemirim (Passeio na Praça e demais eventos).

A próxima apresentação do Grupo de Jongo "Mestre Bento" se dará na noite dessa sexta-feira, dia 21/11, em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, na Praça Barão de Itapemirim, dentro do já consagrado projeto "Passeio na Praça, que ocorre desde o início do ano com música ao vivo, barracas de produtos artesanais, comidas típicas e varias outras atrações.


    Fonte: O Autor
 
Por:  José Geraldo Oliveira (DRT-ES 4.121/07 - JP)    |      Imprimir