Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 20-11-2008

Mísseis matam ao menos quatro no Paquistão
Uma aeronave não-tripulada - provavelmente pertencente aos Estados Unidos - lançou dois mísseis contra uma casa no noroeste do Paquistão
Mísseis matam ao menos quatro no Paquistão
Foto: EFE

da Folha Online

Uma aeronave não-tripulada --provavelmente pertencente aos Estados Unidos-- lançou dois mísseis contra uma casa no noroeste do Paquistão, nesta quarta-feira. O ataque aconteceu durante a madrugada e matou ao menos quatro --todos seriam insurgentes estrangeiros--, conforme fontes do governo.

Foi o primeiro ataque realizado fora da zona tribal semiautônoma do Paquistão, situada na fronteira imediata do país com o Afeganistão, o que gerou protestos.

Logo após o ataque, o maior partido político islâmico paquistanês, Jamaat-e-Islami, ameaçou, em represália, convocar simpatizantes e bloquear duas grandes rotas de abastecimento para forças dos EUA e da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O Jamaat-e-Islami já demonstrou que pode mobilizar milhares de pessoas, em um curto período de tempo.

Desde agosto passado, os americanos foram acusados de realizar cerca de 20 ataques com mísseis além das fronteiras do Afeganistão, onde mantêm aproximadamente 32 mil soldados. Oficialmente, os militares americanos quase nunca comentam suas ações.

Oficiais militares do Paquistão afirmam que os ataques a mísseis dos aliados americanos são contraproducentes, pois freqüentemente matam civis, colaborando com o crescimento de um sentimento anti-americano na fronteira.

O general americano David Petraeus, que lidera a operação na região, porém, defende os ataques com o argumento de que ao menos três dos maiores líderes extremistas --que ele não identifica-- foram mortos desta forma, nos últimos meses.

Morte

Também nesta quarta-feira, criminosos a bordo de uma moto mataram a tiros o ex-general paquistanês Amir Faisal Alvi, que comandou operações contra insurgentes nas áreas tribais do país, e o motorista dele. Os dois foram baleados nas proximidades de Islamabad. Alvi se aposentou há mais de dois anos.

Não há confirmação de que o ataque tenha motivações insurgentes.

Com Reuters e Associated Press

Mísseis matam ao menos quatro no Paquistão; ex-general é morto.

Uma aeronave não-tripulada - provavelmente pertencente aos Estados Unidos - lançou dois mísseis contra uma casa no noroeste do Paquistão, nesta quarta-feira (19), matando ao menos quatro pessoas.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir