Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-11-2008

Presidente sul-coreano promove fortalecimento do comércio
Lula recebe o presidente sul-coreano (à esquerda), Lee Myung-bak, no Planalto.
Presidente sul-coreano promove fortalecimento do comércio
Foto: Jamil Bittar/Reuters

São Paulo, 17 nov (EFE) - O presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak, convidou hoje os empresários sul-coreanos e brasileiros a "estreitar e fortalecer" as relações comerciais, no início de uma visita ao Brasil.

O líder, que viaja acompanhado de uma comitiva de mais de 50 empresários, iniciou as atividades no Brasil com um seminário na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), no qual foram abordadas as oportunidades comerciais entre os dois países.

Lee se reuniu em particular com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf.

"A Coréia do Sul tem muitas empresas que já investem no Brasil e em São Paulo. Sabemos que investiram bastante e ofereceram produtos de qualidade", apontou Skaf ao comentar a reunião.

Skaf destacou também o interesse de representantes do Governo e do setor privado da Coréia do Sul no fortalecimento de suas empresas no Brasil.

O presidente da Fiesp ressaltou as conversas com o presidente sul-coreano como um ponto "muito positivo para ampliar os investimentos das empresas desse país" no Brasil.

O comércio bilateral cresceu 64% no acumulado do ano, segundo a Fiesp, e deve chegar aos US$ 8 bilhões no fechamento de 2008.

"O potencial dos dois países pode levar a um crescimento maior desse fluxo, mas esse número já é razoável", ressaltou Skaf.

O superávit, no entanto, deverá continuar a favor da Coréia do Sul, com uma projeção de US$ 2 bilhões para este ano.

Lee visita o Brasil antes de participar, no próximo fim de semana, no Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), realizado em Lima.

Na próxima quarta-feira deve se reunir em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, uma missão empresarial brasileira deve viajar em 2009 à Coréia do Sul em busca de novas oportunidades de negócios para reduzir o déficit na balança comercial.

Presidente sul-coreano promove fortalecimento do comércio com Brasil.

Lula recebe o presidente sul-coreano (à esquerda), Lee Myung-bak, no Planalto.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir