Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2008

Feira Nacional Da Agricultura Familiar
Itapemirim participa da FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR no RIO de JANEIRO
Feira Nacional Da Agricultura Familiar
Foto: Francisco Leal
http://www.piaui.pi.gov.br

Itapemirim participa da FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR no RIO de JANEIRO

Salame de cupuaçu, tender de carne de avestruz, mel de jandaíra, geléia de cagaita, cenoura cristalizada, queijo parmesão, lingüiça defumada de soja, granola de licuri, castanha de cumbaru, cracóvia a vácuo, rosquinha de pinga, licor de baru, sabonete de leite de cabra e de barbatimão, bolsas e vestidos de couro de peixe, creme de barbear a base de mel de abelha, antepasto de berinjela, sucos, queijos, salames e vinhos coloniais, artesanato...

Esta é a mostra da diversidade e qualidade da produção do Brasil Rural Contemporâneo que estarão expostos durante a V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que será realizada de 26 a 30 de novembro, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ). O MUNICÍPIO DE ITAPEMIRM estará sendo representado pela ASSOCIAÇíO DAS MULHERES DE GUANANDI , pelo grupo de mulheres da FAZENDA VELHA – SABORES DE ITAPEMIRIM pelo produtor de mel , APIÁRIO FAZENDA VELHA , pelo GRUPO TRAMA DO SOL e pela APROAMI, e irão participar da feira MARIA TEREZINHA DIAS MENDES e ADEMIR GOMES DE SOUZA.

Os participantes do municipio de ITAPEMIRIM, foram selecionados, capacitados e organizados pelo escritorio local do incaper , atraves da Economista Domestico – Dra ERCILIA BUENO BASSANI e pela PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM , atraves Administradora de Agroindústria Bruna Bueno Lubiana e ÉDIPO NASCIMENTO ambos da SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA.

Este Brasil, formado por 4,1 milhões de propriedades familiares, que respondem por 70% dos alimentos consumidos diariamente pelos brasileiros, será representado no Rio de Janeiro por 550 grupos de produtores de todos os estados. São 384 grupos de agricultores familiares, 43 de assentados da reforma agrária, dez de extrativistas, 51 de mulheres agricultoras, sete de pescadores artesanais, 17 de povos indígenas, 14 de quilombolas e 24 grupos mistos, ou seja, que exercem duas ou mais atividades.

O Brasil Rural Contemporâneo leva a maior exposição e venda de produtos da agricultura familiar brasileira a um grande centro consumidor e reforça o debate sobre a produção de alimentos saudáveis e de qualidade. O Rio de Janeiro vai conhecer o Brasil que dissemina práticas sustentáveis e se afirma pela diversidade de sua produção.

A Feira Nacional da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária chega ao Rio de Janeiro como um evento consolidado. As quatro edições realizadas em Brasília (DF) reuniram 1.798 empreendimentos agroindustriais e artesanais, movimentaram R$ 40 milhões e proporcionaram, nas Rodadas de Negócios, acordos entre 290 empreendimentos da agricultura familiar e 164 compradores, entre redes de supermercados, hotéis e restaurantes.

E o público conferiu e aprovou. Nas quatro edições, 335 mil pessoas visitaram os estandes, compraram e saborearam produtos e se divertiram com espetáculos e apresentações culturais.

A V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, do Banco do Brasil, do BNDES, da Petrobras, da Eletrobrás, do Sebrae, da Abimaq, da Anfavea, da Fundação Banco do Brasil e da Ubrabio. Conta, ainda, com o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro; da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro; do Instituto Latinoamerica para o Desenvolvimento da Educação, Ciência, Arte e Cultura; e da Fundação Universitária de Brasília.

Estrutura da Feira

O Brasil Rural Contemporâneo vai ocupar, de 26 a 30 de novembro, 25 mil metros quadrados na Marina da Glória, um dos cartões postais e palco de eventos de grande porte do Rio de Janeiro. A produção de agricultores familiares e assentados da reforma agrária de todo o País será exposta em estandes individuais e coletivos, distribuídos em cinco ambientes que reproduzem estilos e características das regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

O espaço também contará com cinco ilhas temáticas, formadas por estandes coletivos que vão reunir de oito a 20 expositores. As ilhas são formadas pelas praças dos Orgânicos, da Biodiversidade, do Artesanato, da Cachaça e do Biodiesel. São espaços onde o visitante poderá ver, degustar e comprar direto de quem produz produtos de qualidade.

No local, também será instalado o estande institucional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Casa do Incra, o Espaço da Organização Produtiva das Mulheres Rurais e a Tenda de Ater.

Área dos Expositores – Mais de dez mil produtos distribuídos em 464 estandes, organizados por associações, cooperativas, comunidades, estados e territórios rurais, onde o municipio de ITAPEMIRIM se fará representar.

Praça dos Orgânicos – Armazém para a degustação e venda de produtos como queijos, sucos, doces, geléias, licores, compotas, mel, café, vinho sem agrotóxicos. Os produtos serão comercializados por 16 grupos de produtores de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Ceará, Bahia e Acre.

Praça da Cachaça – Espaço para a degustação e venda da bebida-símbolo do Brasil. Reúne 18 grupos de produtores de Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo, Ceará e da Bahia.

Espaço Mercosul – Espaço para a degustação e venda de produtos típicos da agricultura familiar e artesanato da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Os produtos serão comercializados por oito grupos de agricultores e agricultoras familiares destes países, convidados pelo MDA.

Área de Piquenique - Um espaço da orla da Marina da Glória será transformado em área de piquenique. É o local apropriado para os freqüentadores da Feira consumirem, a beira-mar, produtos adquiridos diretamente dos produtores. Tudo embalado por artistas populares que se apresentarão no coreto montado próximo ao local.

Espaço da Organização Produtiva das Mulheres Rurais - Espaço ocupado por painéis fotográficos e peças de artesanato do Programa. Também é destinado à troca de experiências sobre as técnicas de produção, beneficiamento e artesanato, sob o enfoque da mulher trabalhadora rural.

Tenda de Ater - Espaço onde serão expostos equipamentos e documentos que mostram a história e a evolução dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) voltados à agricultura familiar de todo o País.

Terá tambem a Praça da Biodiversidade , Praça do Artesanato Praça do Biodiesel , Casa do Incra e Estande Institucional do MDA

Do ESPÍRITO SANTO estarão participando os municipios de Itarana, Sta Maria de Jetibá, Sta Maria de Jetibá, Domingos Martins, Iconha, Piúma, Itapemirim

INCAPER (Vitória) – Rachel ( agroindústria) , David (DFDA) –

POR
ERCILIA BUENO BASSANI
INCAPER ITAPEMIRIM


    Fonte: Secretaria de comunicação Social de Itapemirim
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir