Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2008

Cai a maquiagem verde da Petrobras
Dois an�ncios da Petrobras foram retirados do ar pelo Conar por divulgarem uma id�ia falsa de que a estatal tem contribu�do para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustent�vel do pa�s.
Cai a maquiagem verde da Petrobras
Foto: http://www.greenpeace.org

S�o Paulo (SP), Brasil � A estatal foi exclu�da do �ndice de Sustentabilidade (ISE), da Bovespa, juntamente com a Aracruz e a Companhia Paranaense de Energia (Copel)

A Petrobras foi exclu�da, nesta ter�a-feira (25/11) da lista das empresas do �ndice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da Bovespa, composto de a��es emitidas por companhias que apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social. A nova carteira, que entra em vigor do dia 1� de dezembro de 2008 e at� 30 de novembro de 2009, tamb�m exclui a empresa de celulose Aracruz, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), CCR Rodovias, Iochpe-Maxion e WEG.

A not�cia divulgada no site da Bovespa vem ao encontro de uma reivindica��o de v�rias ONGs, entre elas o Greenpeace, e secretarias estaduais do Meio Ambiente. Em outubro, as ONGs encaminharam uma carta ao presidente do Conselho Deliberativo do ISE pedindo que a Petrobras n�o fosse inclu�da na carteira para o per�odo 2008-2009, por ter assumido pr�ticas contr�rias aos princ�pios do �ndice.

"Essa decis�o mostra que n�o basta que as empresas sejam vi�veis economicamente, elas precisam de uma licen�a junto � sociedade para operar com responsabilidade socioambiental", diz Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace.

O principal argumento contra a Petrobras citado no documento das ONGs foi o descumprimento da resolu��o 315 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) que, em 2002, determinou que a partir de janeiro de 2009 a quantidade de enxofre no diesel baixasse de 2.000 ppm (nas �reas n�o urbanas, 70% do total) e de 500 ppm (nas �reas metropolitanas) para 50 ppm. Apesar de ter quase sete anos para se preparar, a Petrobras, assim como a Anfavea (representando a ind�stria automobil�stica), declarou que n�o cumprir� a resolu��o. A Petrobras conseguiu um acordo no Minist�rio P�blico Federal muito menos rigoroso que a resolu��o do Conama, e mais lesivo ao meio ambiente e � sa�de p�blica.

A artimanha da Petrobras contrariou o compromisso que a empresa havia assumido anteriormente com o pr�prio ISE.

"Uma empresa como a Petrobras que n�o cumpre nem a legisla��o n�o pode ser considerada um modelo de responsabilidade", afirma Furtado.

O documento tamb�m cita o epis�dio em que o Conselho Nacional de Auto-Regulamenta��o Publicit�ria (Conar) decidiu suspender dois an�ncios da empresa petrol�fera por divulgar uma id�ia falsa de que a estatal tem contribu�do para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustent�vel do pa�s.

A carta foi assinada pelo Greenpeace, Secretaria do Meio Ambiente de S�o Paulo, Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent�vel do Estado de Minas Gerais, F�rum Paulista de Mudan�as Clim�ticas Globais e de Biodiversidade, Movimento Nossa S�o Paulo, Instituto Brasileiros de Defesa do Consumidor (Idec), Funda��o Brasileira para o Desenvolvimento Sustent�vel, SOS Mata Atl�ntica, Amigos da Terra e Instituto Akatu e pelo Instituto Brasileiro de Advocacia P�blica. Documento semelhante foi encaminhado a �rg�os internacionais como a Organiza��o dos Estados Americanos, GRI e Secretaria Nacional de Direitos, pedindo a cada um as provid�nciais contra a Petrobras.

Cai a maquiagem verde da Petrobras.

Dois an�ncios da Petrobras foram retirados do ar pelo Conar por divulgarem uma id�ia falsa de que a estatal tem contribu�do para a qualidade ambiental e o desenvolvimento sustent�vel do pa�s. O diesel da empresa � um dos mais poluentes do mundo e n�o segue resolu��o do Conama.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir