Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2008

Indústria de eletrônicos ainda reluta em se comprometer
A indústria de eletrônicos precisa enfrentar o problema do lixo eletrônico e cortar emissões de CO2 de sua produção para ajudar no combate às mudanças climáticas.
Indústria de eletrônicos ainda reluta em se comprometer
Foto: http://www.greenpeace.org

Amsterdã, Holanda — É o que revela a 10a. edição do Guia dos Eletrônicos Verdes, que tem mais uma vez a empresa Nokia na liderança do ranking.

A disputa pela liderança no mercado de eletrônicos é acirrada, mas poucas empresas do setor têm se destacado quando o assunto é cortes de emissões de CO2 na produção dos aparelhos. É o que revela a 10a. edição do Guia de Eletrônicos Verdes, do Greenpeace, lançada nesta segunda-feira.

Apesar do discurso cada vez mais verde, gigantes dessa indústria como Dell, Microsof, Lenovo, LG, Samsung e Apple não promoveram cortes significativos em suas emissões de gases do efeito estufa na produção de seus computadores, celulares e TVs.

Das 18 empresas listadas nessa nova versão do Guia, apenas Sharp, Fujitsu Siemens e Philips têm dado apoio total ao corte mínimo de 30% das emissões de CO2 para nações industriais até 2020. E apenas a HP e a Philips se comprometeram a fazer cortes substanciais em suas próprias emissões. Todas as demais empresas do Guia são vagas em relação ao assunto e não têm planos para fazer os cortes de emissões.

Para Mel Francis, da campanha de Clima e Energia do Greenpeace Internacional, uma grande oportunidade está sendo desperdiçada pela indústria de eletrônicos.

"É decepcionante ver que empresas tão inovadoras se movam tão lentamente quando o assunto é cortar emissões de CO2."

Levando-se em conta todos os critérios do Guia, a Nokia permanece na liderança, com a Toshiba alcançando o terceiro lugar após melhorar e muito seus processos. A Sharp e Motorola também deram grandes saltos no ranking.

O Guia dos Eletrônicos Verdes é a nossa maneira de fazer com que a indústria de eletrônicos se responsab9ilize por todo o ciclo de vida de seus produtos. Queremos que enfrente o problema do lixo eletrônico e enfrente pra valer as mudanças climáticas.

Lançado pela primeira vez em agosto de 2006, o guia lista os principais fabricantes de telefones celulares, computadores, TVs e jogos eletrônicos de acordo com suas políticas e práticas em relação ao uso de substâncias químicas, reciclagem e energia. Desde junho de 2008 o Guia tem ranqueado as empresas em cinco critérios de clima e energia. Na atual edição estamos focando em liderança climática - não apenas devido às necessidades do planeta mas também porque as empresas de eletrônicos têm um grande papel na economia de baixo-carbono do futuro.

Indústria de eletrônicos ainda reluta em se comprometer com cortes de CO2.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir