Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-11-2008

Tailândia declara estado de emergência em aeroportos
Manifestante lê jornal no aeroporto em Bangcoc, que continua tomado por pessoas que protestam contra o governo.
Tailândia declara estado de emergência em aeroportos
Foto: Vincent Thian/AP

Por Nopporn Wong-Anan

BANGCOC (Reuters) - O primeiro-ministro tailandês, Somchai Wongsawat, declarou estado de emergência nesta quinta-feira em dois aeroportos de Bangcoc tomados por manifestantes, afirmou um membro do governo ao mesmo tempo em que rumores de um golpe circulavam pela capital.

Em pronunciamento à nação na tevê, Somchai disse que a polícia e algumas unidades militares tentaria pôr fim aos bloqueios nos aeroportos de Suvarnabhumi e Don Muang pela Aliança do Povo pela Democracia (APD), que estão causando sérios danos à economia do país.

O vice-ministro da Agricultura tailandês, Thirachai Sankaew, disse que a polícia ficará responsável pelos aeroportos.

"O gabinete decidiu usar o estado de emergência em dois aeroportos para trazer a situação de volta ao normal", disse à Reuters após um encontro do gabinete na cidade de Chiang Mai.

A APD se recusa a encerrar o protesto, que forçou o cancelamento de vôos e complicou milhares de viajantes.

"Não vamos sair. Vamos usar escudos humanos contra a polícia, se ela tentar nos dispersar", disse o líder da APD, Suriyasai Katasila, à Reuters.

Não estava claro que tipo de ação a polícia iria tomar, mas 30 equipes médicas estavam de prontidão para o caso de uma repressão violenta, afirmou o jornal "Nation" em sua página na Internet.

Algumas pessoas deixaram o trabalho mais cedo em Bangcoc, e a Organização das Nações Unidas (ONU) pediu a seus funcionários que voltem para casa e não saiam para a rua.

A crise política na Tailândia já dura três anos, mas se agravou muito desde segunda-feira, quando a APD iniciou sua "batalha final" contra o premiê, a quem acusa de ser um fantoche do seu antecessor e cunhado, Thaksin Shinawatra, derrubado pelos militares em 2006.

GOLPE

Com rumores de outro golpe a caminho, Somchai pediu ao Exército que permaneça a postos e negou planos de afastar o comandante Anupong Paochina, que um dia antes pediu a convocação urgente de eleições.

"As tropas devem permanecer em seus quartéis, e o primeiro-ministro não vai demitir ninguém", declarou Nattawaut.

Diversos setores da sociedade cobram uma intervenção militar para evitar uma confrontação civil no país. A imprensa local especula que o primeiro-ministro poderia estender o estado de emergência para todo o país por causa dos rumores de um golpe militar.

Um oficial de alta patente disse à Reuters, sob anonimato, que seus soldados estão "100 por cento de prontidão".

O aeroporto internacional Suvarnabhumi, um dos maiores da Ásia, continua ocupado pela oposição pelo terceiro dia consecutivo, o que deixa milhares de turistas retidos, pois todos os vôos foram cancelados.

Os manifestantes também cercam o antigo aeroporto Don Muang, que opera vôos domésticos, o que na prática deixa esta cidade de 8 milhões de habitantes praticamente inacessível por via aérea.

"Entendemos que isso tenha afetado algumas empresas privadas, mas a causa do problema é este governo", disse o dirigente oposicionista Somsak Kosaisuk a jornalistas no Don Muang.

"Sabemos que este governo está chegando ao fim", acrescentou Somsak, cujo grupo desafiou uma liminar expedida na noite de quarta-feira obrigando à desocupação dos aeroportos.

O lucrativo setor de turismo da Tailândia deve sofrer um grande impacto com o bloqueio do aeroporto de Suvarnabhumi, importante ponto de conexão na Ásia e porta de entrada para aproximadamente 15 milhões de visitantes ao país no ano passado.

(Reportagem adicional de David Fox e Ed Cropley)

Tailândia declara estado de emergência em aeroportos.

Manifestante lê jornal no aeroporto em Bangcoc, que continua tomado por pessoas que protestam contra o governo.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir