Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 27-11-2008

Homenagem as Vítimas dos Ataques em Mumbai
Alunos de uma escola em Ahmadabad, Índia, seguram velas para homenagear as vítimas dos atentados terroristas em Mumbai
Homenagem as Vítimas dos Ataques em Mumbai
Foto: Ajit Solanki/AP

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, culpa grupo estrangeiro pelos ataques terroristas que mataram mais de cem pessoas em Mumbai.

"Os ataques bem planejados e bem orquestrados, provavelmente com ramificações no exterior, buscavam criar um sentimento de pânico, escolhendo alvos elevados e matando indiscriminadamente estrangeiros", disse Singh.

"É evidente que o grupo que realizou esses ataques, com sede fora do país, veio com a única intenção de provocar o caos na capital econômica da Índia", afirmou o primeiro-ministro.

"Vamos indicar formalmente a nossos vizinhos que não toleraremos que usem seu território para nos atacar e que haverá um preço se medidas adequadas não forem tomadas por eles."

Os ataques

Pelo menos 101 pessoas morreram e 314 ficaram feridas após uma série de ataques terroristas em Mumbai (antiga Bombaim), a capital financeira da Índia, na noite da quarta-feira (26). Os números foram divulgados na manhã desta quinta (horário de Brasília) por Pradeep Indulkar, funcionário do governo de Maharashtra, Estado do qual Mumbai é a capital.

Segundo a imprensa local, o pouco conhecido grupo Mujahedin do Deccan (planalto do sul da Índia) assumiu a responsabilidade pelos ataques. O governo local decretou toque de recolher no centro da cidade após os atentados.

De acordo com o chefe de polícia local, A.N. Roy, os reféns mantidos por militantes no Taj Hotel, em Mumbai, foram todos libertados, mas ainda há pessoas encarceradas no hotel Trident/Oberoi.

Além dos hotéis de luxo, um restaurante popular, uma estação de trem lotada e a sede de um grupo judeu foram atacados.

A região ao redor dos hotéis foi evacuada e cercada pela polícia, que chegou a trocar tiros com os militantes. Segundo uma autoridade local, pode haver entre 100 e 200 pessoas entre hóspedes e funcionários presos no Hotel Oberoi, mantidos como reféns por cerca de dez terroristas.

* Com informações da AFP e da Reuters

Primeiro-ministro indiano culpa grupo estrangeiro por ataques que mataram mais de cem pessoas em Mumbai.

Alunos de uma escola em Ahmadabad, Índia, seguram velas para homenagear as vítimas dos atentados terroristas em Mumbai. Terroristas atacaram pelo menos 10 alvos em Mumbai, capital financeira da Índia.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir