Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 27-11-2008

Mortos em ataques aumentam para 125, diz governo indiano
A informa��o foi dada pelo Minist�rio do Interior, em Mumbai. Grupo isl�mico quase desconhecido assumiu a autoria dos ataques.
Mortos em ataques aumentam para 125, diz governo indiano
Foto: Arte G1

O n�mero de mortos aumentou para 125 nos ataques simult�neos em pelo menos sete pontos distintos em Mumbai, princiipal centro financeiro da �ndia, na noite de quarta-feira. A informa��o foi dada pelo Minist�rio do Interior nesta quinta-feira (27).

Segundo o minist�rio, entre os mortos est�o, pelo menos, seis estrangeiros. Um deles � um brit�nico, segundo o governo do Reino Unido.

H� ainda 327 pessoas feridas, sendo 26 policiais, 294 indianos e sete estrangeiros. Devido ao fato de o ataque acontecer em diversos pontos, os n�meros ainda n�o s�o totalmente definitivos. H� ainda ref�ns sob poder de atiradores.

Um grupo isl�mico quase desconhecido, chamado Deccan Mujahideen, assumiu a autoria dos ataques em e-mail enviado � imprensa, segundo a TV local.

Dois brasileiros, que est�o em Mumbai, contaram que tiveram que ficar "presos" no hotel e em casa para evitar serem alvos dos terroristas.

Nesta quinta-feira, a pol�cia indiana vem fazendo uma opera��o em dois hot�is de luxo de Mumbai para libertar ref�ns que est�o em poder de seq�estradores. Os crimonosos s�o respons�veis pela s�rie de ataques.

O primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, disse nesta quinta que os ataques foram planejados e que, provavelmente, tinham "liga��es externas". "Foi um ataque bem planejado e orquestrado, provavelmente com liga��es exteriores, que pretendem implantar o terror."

As autoridades decretaram alerta nacional, e o governo da �ndia, encabe�ado por Manmohan Singh, convocou reuni�o de gabinete para estudar a situa��o.

O chefe de governo regional, Vilasrao Deshmukh, reconheceu que a situa��o "� grave". Diante desse quadro de impasse, ele imp�s toque de recolher na regi�o central de Mumbai e deu folga para os funcion�rios p�blicos. Universidades, escolas e a Bolsa de Valores est�o fechadas.

Como aconteceu

Segundo a pol�cia, tratou-se de uma s�rie coordenada de ataques terroristas, realizados por homens fortemente armados, que tinham como alvos turistas ocidentais.

Vilasrao Deshmukh, ministro-chefe do estado de Maharashtra, do qual Mumbai � capital, disse que a situa��o ainda n�o est� sob controle na cidade. Segundo ele, 11 policiais morreram nos combates.

Ao menos sete pontos do sul da cidade, alguns deles tur�sticos, foram alvos dos atiradores: entre eles, uma esta��o de trem (Chhatrapati Shivaji Terminus), dois hot�is de luxo (Taj Mahal e Oberoi) e um restaurante (Leopold), todos freq�entados por turistas estrangeiros. Um quartel da pol�cia tamb�m foi atacado.

De acordo com outro chefe da pol�cia local, A.N. Roy, os atiradores usaram rifles autom�ticos e granadas nos ataques.

Segundo testemunhas, os agressores, homens com idades entre 20 e 25 anos, perguntavam �s v�timas se elas tinham passaportes brit�nicos ou norte-americanos.

Repercuss�o

O Itamaraty condenou os ataques e informou que, segundo o consulado na cidade, n�o h� registro de cidad�os brasileiros entre as v�timas.

A Casa Branca tamb�m criticou os atentados e lamentou a "perda de vidas inocentes" que resultou deles. O governo americano disse que reuniu funcion�rios de contraterrorismo, intelig�ncia e defesa para avaliar os ataques e oferecer ajuda � �ndia.

Segundo um porta-voz, o presidente George W. Bush estava sendo mantido informado sobre a situa��o e sobre a suposta "situa��o de ref�ns".

O Departamento de Estado dos EUA, por meio de seu porta-voz Robert Wood, condenou fortemente os ataques e disse que n�o havia informa��es sobre v�timas norte-americanas.

O presidente eleito dos EUA, Barack Obama, condenou os atentados e disse que os EUA e a �ndia devem trabalhar em conjunto para combater as redes terroristas.

"Estes ataques coordenados a civis inocentes demonstram como � grave e urgente a amea�a do terrorismo. Os Estados Unidos devem continuar a fortalecer as parcerias com a �ndia e com as na��es ao redor do mundo para cortar pela raiz e destruir as redes terroristas", disse o porta-voz de Seguran�a Nacional de Obama, Brooke Anderson.

A Euroc�mara informou que nenhum dos deputados da Uni�o Europ�ia que estavam em miss�o na cidade se feriu. De acordo com porta-voz do parlamento, eles estavam em um restaurante no momento dos ataques.

O eurodeputado espanhol Ignasi Guardans disse � ag�ncia EFE que ele estava retido no restaurante e n�o podia sair por "raz�es de seguran�a".

A �ndia registrou v�rios atentados a bomba nos �ltimos anos. Embora a maioria dos atentados tenha sido creditada a militantes isl�micos, a pol�cia tamb�m prendeu extremistas hindu�stas suspeitos em alguns casos.

Mortos em ataques aumentam para 125, diz governo indiano
A informa��o foi dada pelo Minist�rio do Interior, em Mumbai.
Grupo isl�mico quase desconhecido assumiu a autoria dos ataques.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir