Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 29-11-2008

VITÓRIAS OU QUASE DERROTAS
A começar pelos vereadores Edmo Brandão e o professor Cléber
VITÓRIAS OU QUASE DERROTAS

Dos 77 municípios do Estado, Marataízes foi a maior surpresa nas eleições municipais, tendo como parâmetro as pesquisas eleitorais. Para se ter uma idéia a Futura só errou em três ou dois municípios do Estado. Analisar a derrota do atual prefeito é listar no mínimo dezenas de erros. Crédito a vitória ao novo líder político da região: Doutor Jander. Mas quero voltar o foco para algumas derrotas e surpresas eleitorais.

A começar pelos vereadores Edmo Brandão e o professor Cléber. O primeiro não deu importância à lei eleitoral e foi cassado e penalizado pela justiça. Edmo seria uma força emergente do interior, mas não soube se cacifar para o futuro sendo dragado pelo "fogo amigo". O professor Cléber, bem na disputa para deputado tentou se esquivar para vôos mais altos e desceu no labirinto da vereança. Vai ter de recomeçar agora na planície e sem o élan do passado de lutas e embates de rua. Perdeu-se na cozinha do poder.

O ex-deputado Marcos Gazzani não transferiu nem 20% dos seus votos para sua esposa que obteve no balneário. O voto doença é tipo assim: fez-me um favor voto agora, depois é outra história ou doença. É um voto volátil. Que o diga o campeão de votos na eleição passada Elemar Santana que desceu de ladeira abaixo sem o gancho do poder. O futuro deputado Rudinho de Souza que fez uma leitura simplista da eleição municipal em Marataízes e ficou ao lado de pseudos aliados e amigos de última hora. Consultar as bases é importante para não seguir sozinho.

O ex-lider evangélico e quase ex-prefeito Jadenilson Machado não achou o caminho no labirinto de Minotauro. A saída é ficar onde sempre esteve: em Vitória, longe das decisões e omissos nas palavras e atitudes.

O Partido dos Trabalhadores se tornou um siamês do PMDB: o partido da boquinha. Foi sovacado pelo atual prefeito perdendo a identidade e desfazendo futuras lideranças. O PSC que realiza a fagocitose a cada momento e se definha a cada reunião.

Ah! Surpresas: Cafundé pela sua votação e criatividade eleitoral.

O vereador Luiz que vai dar trabalho num futuro político.

A grande vencedora nessa eleição foi à vice-prefeita Dilcéia Marvila pela campanha que me fez sentir saudade do antigo e bom PT e parte volumosa para a disputa ao Legislativo Estadual.

O ex-prefeito Jorge Bechara que conseguiu se erguer das cinzas na política de Marataízes, fazendo o que deveria ter feito: não entrando na disputa trabalhando nos bastidores com seus seguidores e esperando a tempestade passar. Ganhou musculatura e uma secretaria.

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir