Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-11-2008

Polícia tailandesa negocia com manifestantes nos aeroportos
Dois opositores do governo tailandês dormem no aeroporto de Bangcoc que continua ocupados por manisfestantes
Polícia tailandesa negocia com manifestantes nos aeroportos
Foto: Udo Weitz/EFE

Bangcoc, 28 nov (EFE).- A Polícia da Tailândia começou hoje a negociar com os manifestantes antigovernamentais que ocupam os dois aeroportos da capital, para evitar que tenha de retirá-los à força, embora esta última opção ainda não tenha sido descartada.

O negociador-chefe da Polícia, tenente-general Suchart Muenkaew, declarou à imprensa no aeroporto doméstico de Don Muang que se as negociações fracassarem, seus homens vão dissolver a manifestação.

"Estamos pedindo que permitam que o aeroporto retome suas operações. Continuamos negociado, mas se isto falhar tomaremos outras medidas. A última será dispersá-los", afirmou.

No entanto, as advertências não parecem influenciar os manifestantes, que prometem "lutar até a morte" antes de abandonar os aeroportos, assegurou Suriyasai Katasila, um dos líderes da Aliança do Povo para a Democracia, organizadora dos protestos.

Os opositores começaram ainda a se preparar para um eventual assalto das forças de segurança.

Seguidores da Aliança estabeleceram controles nas estradas de acesso aos dois aeroportos ocupados, nos quais jovens mascarados e armados com cassetetes e tacos de golfe inspecionam todos os veículos para impedir a entrada de soldados.

A crise política na Tailândia se remonta às eleições parlamentares de 2007, vencidas pelos mesmos políticos que tinham sido expulsos do Governo no ano anterior por um golpe militar.

Polícia tailandesa negocia com manifestantes nos aeroportos.

Dois opositores do governo tailandês dormem no aeroporto de Bangcoc que continua ocupados por manisfestantes; a polícia da Tailândia começou hoje a negociar com eles para evitar que tenha de retirá-los à força.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir