Categoria Economia  Noticia Atualizada em 29-11-2008

São Paulo vai adiar cobrança de metade do ICMS para combater a crise
Presidente Lula recebe em audiência o governador de São Paulo, José Serra, no Palácio do Planalto, nesta tarde, em Brasília (DF)
São Paulo vai adiar cobrança de metade do ICMS para combater a crise
Foto: José Cruz/ABr

Piero Locatelli
Do UOL Notícias
Em Brasília

O governo de São Paulo vai adiar a cobrança da metade do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do mês de janeiro para fevereiro de 2009.

O governador José Serra divulgou a informação nesta sexta-feira em Brasília, após reunião com o presidente Lula. O anúncio oficial deve ser feito na terça-feira.

"Isso representa mais de R$ 2 bilhões que ficarão na economia por mais de um mês a partir das vendas de fim de ano. É uma medida para ativar a economia e para realmente manter o nível de emprego. No caso do nosso Estado, achamos que vai ajudar a manter a atividade econômica e o emprego, que é a coisa mais importante."

O governador disse que também pretende adiar a cobrança do Simples, imposto para médias e pequenas empresas.

Para que isso ocorra, segundo o governador, não há a mesma facilidade do caso do ICMS, onde cada Estado tem autonomia para mudar sua cobrança.

Para o adiamento do Simples, será necessário o apoio da União, de Estados e municípios, que Serra acredita ser possível.

Reforma tributária
Após a reunião, José Serra ainda defendeu a reforma tributária, tema de sua reunião com Lula. Atualmente, a reforma encontra grande resistência pela maioria da bancada paulista no congresso.

"Não tem ninguém que defenda mais do que eu a reforma tributária. O que nós queremos com a reforma tributária? Um sistema mais simplificado, flexível, mais justo, mais eficiente, mais barato de arrecadar, que não traga aumentos brutos da carga tributária. No princípio, é muito fácil todo mundo estar de acordo. Na prática, às vezes são feitas coisas que ao invés de melhorarem, pioram. Isso às vezes é difícil evitar".

O governador se referia às mudanças da proposta original do relator Sandro Mabel (PR-GO).

Somente na madrugada em que a reforma foi aprovada pela comissão que a analisa, 125 destaques foram avaliados.

"É preciso levar tudo com muito cuidado. E também ver o detalhe, porque as vezes o diabo reside nos detalhes", disse ele ao responder sobre o adiamento da votação da reforma. O governo pretendia votar o projeto ainda neste ano.

Ele classificou como "falsa questão" a resistência paulista à reforma por causa das novas regras do ICMS, que diminuiriam a arrecadação do Estado em R$ 16 bilhões.

"A minha preocupação não é regional, é uma preocupação nacional", afirmou Serra.

São Paulo vai adiar cobrança de metade do ICMS para combater a crise.

Presidente Lula recebe em audiência o governador de São Paulo, José Serra, no Palácio do Planalto, nesta tarde, em Brasília (DF); no encontro, Serra anunciou que o governo de São Paulo vai adiar a cobrança da metade do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) do mês de janeiro para fevereiro de 2009.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir