Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-12-2008

Paquistão promete "ação" em resposta a ataques de Mumbai
Imagens divulgadas nesta quinta-feira mostram o interior do Hotel Taj Mahal, em Mumbai, na Índia
Paquistão promete
Foto: AFP

O presidente do Paquistão prometeu "ação forte" contra qualquer pessoa em seu país que estiver envolvida nos ataques da semana passada em Mumbai, na Índia.

Segundo representantes do governo, Asif Ali Zardari fez a afirmação em um encontro, nesta quinta-feira, com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice.

Falando após o encontro, Rice, que na quarta-feira esteve reunida com lideranças do governo indiano em Nova Déli, disse que o governo paquistanês se mostrou "empenhado" e "comprometido" com a questão.

Na quarta-feira, ainda em Nova Déli, ela disse que todos os países têm que adotar uma linha dura contra a ameaça global do terrorismo e que o Paquistão tem uma "responsabilidade especial" de cooperar com as investigações sobre os ataques, que deixaram mais de 180 mortos.

Ela reforçou que ouviu esta promessa do presidente paquistanês Asif Ali Zardari, e que o governo americano não está tirando conclusões precipitadas sobre quem está por trás do ocorrido em Mumbai.

O Paquistão lamentou publicamente os atentados, mas expressou dúvidas de que os responsáveis venham do país.

Nos últimos dias, autoridades indianas têm afirmado repetidas vezes que há provas de que os militantes por trás dos ataques tinham ligações com o Paquistão.

"Tensão"
Um representante da embaixada americana em Islamabad disse à BBC que Rice vai se reunir com autoridades paquistanesas para discutir vários assuntos de interesse da região.

Mas segundo o correspondente da BBC em Islamabad, Charles Haviland, a visita da secretária americana está sendo vista como uma tentativa de diminuir a tensão que voltou a se estabelecer entre o Paquistão e a Índia depois dos ataques.

Ambos os países possuem arsenal nuclear.

Paquistão promete "ação" em resposta a ataques de Mumbai.

Imagens divulgadas nesta quinta-feira mostram o interior do Hotel Taj Mahal, em Mumbai, na Índia, que ficou parcialmente destruído após uma série de ataques terroristas ocorridos na semana passada; Paquistão prometeu hoje "ação" em resposta aos ataques.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir