Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-12-2008

Lula em discurso no Complexo do Alemão
O presidente Lula recebe flores e beijos de uma criança durante visita ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro
Lula em discurso no Complexo do Alemão
Foto: Bruno Domingos/Reuters

Juliana Castro
Do UOL Notícias
No Rio de Janeiro

Sob forte esquema de segurança, o presidente Luis Inácio Lula da Silva visitou o Complexo do Alemão nesta quinta-feira para o lançamento do programa Território de Paz, que faz parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Durante discurso inflamado, Lula afirmou que as comunidades viveram muito tempo sobre o descaso de outros governos e que por isso o Estado também tem culpa de os jovens terem ido para a criminalidade.

"Quando a gente vê um jovem de 25 anos sendo preso, este jovem é vítima das políticas econômicas, sociais e educacionais que não existiram nesse país, portanto o Estado tem culpa desse jovem ter virado bandido, desse jovem ter virado uma persona non-grata na sociedade", afirmou Lula durante o discurso. Para Lula, o complexo do Alemão e outras comunidades do Rio de Janeiro apareciam somente no noticiário policial, o que dava a impresão que "não tinha uma laranja boa no pé".

Entre as ações do Território de Paz no Complexo do Alemão estão o policiamento comunitário - a meta é ter 600 policiais atuando no local - e a construção de 20 postos de policiamento comunitário.

"Nem vocês podem ver a polícia como inimiga, nem a polícia podem ver vocês como bandidos", afirmou. Segundo Lula, a presença dos policiais trará uma relação mais harmônica para a comunidade.

O programa também prevê a participação de lideranças femininas que serão capacitadas a partir do dia 5 de dezembro com a missão de prevenir conflitos locais e de afastar os jovens da criminalidade. As "mulheres da paz", como vêm sendo chamadas, receberão uma bolsa de R$ 190 reais por mês (175 mulheres só no Complexo do Alemão).

Um outro projeto também foi criado, chamado de Proteção de Jovens em Território Vulnerável, no qual os 200 jovens selecionados passarão por capacitação no início de 2009 com a finalidade de identificar outros jovens expostos à violência doméstica e urbana e encaminhá-los a programas sociais do Pronasci. Como incentivo, receberão um auxílio mensal de R$100.

Lula participa à tarde, no Rio de Janeiro, do lançamento das linhas de ação do Fundo Setorial Audiovisual.

Em discurso no Complexo do Alemão, Lula diz que Estado também tem culpa de jovens terem virado bandidos.

O presidente Lula recebe flores e beijos de uma criança durante visita ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Lula lança hoje o local como um dos Territórios da Paz, nome dado a regiões violentas do país que serão beneficiadas por programas de segurança pública.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir