Categoria Economia  Noticia Atualizada em 05-12-2008

GM demitirá 2 mil funcionários na América do Norte
Produção em fábricas nos EUA e Canadá pára em janeiro. Unidades afetadas são as de Orion, Oshawa, Lordstown e Fairfax.
GM demitirá 2 mil funcionários na América do Norte
Foto: Denis Freire de Almeida/G1

A General Motors anunciou, nesta sexta-feira, redução do ritmo produtivo em quatro fábricas no Canadá e nos Estados Unidos, o que acarretará a demissão de 2 mil funcionários.

As fábricas de Orion, no Canadá, e de Lordstown, no estado norte-americano de Ohio, serão fechadas em janeiro. Já a unidade de Fairfax, no Kansas (EUA), irá fechar por três semanas. Além disso, as plantas Lordstown, Orion e Oshawa (Canadá) irão operar com apenas duas equipes, em vez de três.

Em Lordstown a GM produz o Chevrolet Cobalt e o Pontiac G5. Na planta de Orion são produzidos o Chevrolet Malibu e o Pontiac G6. Já em Oshawa a empresa monta o Chevrolet Impala.

Estas decisões fazem parte do plano de reestruturação da companhia, anunciada no início da semana, que prevê a redução na produção de veículos. Agora, o número de demissões na GM sobe para 4 mil funcionários, já que medidas similares são tomadas desde novembro.

Número de empregos

As demissões coincidem com a divulgação, nesta sexta-feira, dos números sobre o nível de emprego em novembro nos dois países. No caso dos Estados Unidos, foram perdidos 533 mil postos de trabalho, enquanto no Canadá foram 71 mil.

Em ambos os países, a perda de postos de trabalho foi a pior em quase 30 anos. Tais notícias podem aumentar a pressão sobre o governo norte-americano para ajudar as montadoras em dificuldade.

GM demitirá 2 mil funcionários na América do Norte
Produção em fábricas nos EUA e Canadá pára em janeiro.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir