Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-12-2008

COMO VENCER O ESTRESSE DE FINAL DE ANO
Recentemente uma pesquisa divulgada por um grande portal mostrou que o estresse aumenta no final de ano
COMO VENCER O ESTRESSE DE FINAL DE ANO

Recentemente uma pesquisa divulgada por um grande portal mostrou que o estresse aumenta no final de ano. Nesse período a correria se torna quase inevitável devido aos compromissos, tanto os de ordem profissional como pessoal. O ritmo de vida que normalmente é acelerado, se acentua no mês de dezembro. "Quem carrega o pote com a água próximo da superfície, a qualquer sacudida o líquido vaza". Assim acontece àqueles que, em tempos de agitação, não reduziram o nível d’água ou aumentaram o tamanho do cântaro.
Além da importância das técnicas de autocontrole é necessário ir ao epicentro do problema e achar os motivos que esticam os nervos como elástico. Feito um tesouro oculto, a equação para se viver intensamente sem se esgotar está em atuar nas duas extremidades do ser, isto é, racionalizar as tarefas a serem executadas de modo que caibam no limite do discernimento. Por outro lado, é preciso aumentar a capacidade do "recipiente", em outras palavras, fazer com que o dia ganhe mais horas. Para isso, é preciso alterar o relógio biológico e aprimorar a desenvoltura do indivíduo, otimizando a capacidade de adaptação aos desafios que se apresentam a cada instante e que irão dilatar o seu "tempo interior", possibilitando realizar as coisas em velocidade superior com menor dispêndio de energia, e assim, adequar sua agenda de compromissos. A ansiedade, a tensão e todas as preocupações do cotidiano são vencidas no momento em que o sujeito se livra dos condicionamentos que o induz a agir sem refletir ou questionar os porquês de suas ações.
Como discorrido de início, o período natalino é propício aos excessos que, em muitos casos não passam de fardos colocados sobre as costas, podendo desencadear além do estresse a depressão típica de final de ano.

J. Antonio Séspedes - autor do livro: Depressão, um beco com saída

    Fonte: O Autor
 
Por:  José Antonio Sespedes    |      Imprimir