Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-12-2008

Ativistas se algemam na Paulista em protesto do Greenpeace
Manifesta��o no Brasil faz parte de uma s�rie que acontece em todo o mundo nesta semana
Ativistas se algemam na Paulista em protesto do Greenpeace
Foto: www.greenpeace.org.br

Na semana do anivers�rio de 60 anos da declara��o dos Direitos Humanos, ativistas do Greenpeace de todo o mundo organizar�o manifesta��es de apoio a dois ambientalistas japoneses que podem ser condenados a at� 30 anos de pris�o. No Brasil, o protesto aconteceu nesta segunda-feira (8/12), na avenida Paulista, em frente ao v�o livre do MASP, onde ativistas e simpatizantes da causa se prenderam uns aos outros com algemas.

Al�m disso, diretores executivos dos escrit�rios do Greenpeace de v�rios diferentes pa�ses, incluindo o brasileiro Marcelo Furtado, est�o no Jap�o para convencer os embaixadores de seus pa�ses a pressionar as autoridades japonesas a serem justas no julgamento. "Houve uma invers�o de pap�is, os respons�veis pelo programa de ca�a cient�fica, que na verdade � um disfarce para a ca�a comercial de baleias, � que deveriam estar respondendo a um processo", diz Marcelo Furtado, diretor executivo do Greenpeace.

Os dois ativistas japoneses, Junichi Sato e Toru Suzuki foram presos no dia 20 de junho, depois de denunciarem um grande esquema de venda de carne de baleia, proibida por uma morat�ria por mais de 20 anos, envolvendo o governo japon�s. Depois de quatro meses de investiga��o, o Greenpeace chegou a ind�cios de um esquema de tr�fico de carne de baleia envolvendo a tripula��o do navio-f�brica Nisshin Maru, que oficialmente ca�a baleias para pesquisas cient�ficas.

Uma das caixas retiradas do barco foi interceptada pelos ativistas para comprovar o esquema de fraude. A identifica��o dizia que a caixa continha papel�o, mas na realidade trazia 23,5 quilos de carne de baleia, com valor estimado de US$ 3 mil. "Est� claro que a pris�o dos ativistas � um ato pol�tico para silenciar um protesto pac�fico e proteger o chamado programa cient�fico de ca�as a baleias, financiado pelo governo japon�s com os impostos da popula��o oriental", diz a coordenadora da campanha de baleias, Leandra Gon�alves, coordenadora da campanha de oceanos do Greenpeace.

A carne de baleia n�o faz mais parte da cultura japonesa. De acordo com pesquisa encomendada pelo Greenpeace, 71% da popula��o � contra a ca�a. Em outra pesquisa, realizada pelo jornal japon�s Asahi, 96% dos entrevistados disseram que poucas vezes ou nunca comem a carne.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir