Categoria Economia  Noticia Atualizada em 16-12-2008

Bovespa ganha força após corte de juros nos EUA e sobe 4,37%
Forte valorização faz índice brasileiro "encostar" em 40 mil pontos. Taxa americana foi reduzida a um intervalo de zero a 0,25% ao ano.
Bovespa ganha força após corte de juros nos EUA e sobe 4,37%
Foto: www.g1.com.br

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) operou em alta durante todo o pregão desta terça-feira (16), ganhando força no fim da tarde, depois que o Federal Reserve (Fed, banco central americano) reduziu a taxa de juro anual do país a um patamar flutuante entre zero e 0,25%.

Com isso, o índice Ibovespa - referência para o mercado brasileiro - voltou a ficar próximo do "patamar psicológico" de 40 mil pontos, fechando em alta de 4,37%, aos 39.993 pontos. O volume financeiro negociado foi de R$ 3,4 bilhões, considerado relativamente baixo. Entre as maiores altas, com ganhos de mais de 8%, destacaram-se América Latina Logística (ALL), NET e Cosan.

Juro nos EUA

O Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA) decidiu nesta terça-feira reduzir a taxa de juros para o menor nível histórico do país. Com a decisão, a taxa praticada nos EUA agora passa para um patamar flutuante de zero a 0,25% ao ano. Antes desse corte de no mínimo 0,75 ponto, a taxa do país era de 1% ao ano.

O Fed também sinalizou que vai manter as taxas "excepcionalmente baixas" por mais tempo. A redução é mais uma na sequência de baixa que já derrubou a taxa básica dos EUA em mais de 5 pontos percentuais em pouco mais de um ano, desde o nível de 5,25% ao ano que prevalecia antes do início da crise financeira no ano passado.

Outros pregões

Nos EUA, o mercado também aumentou a valorização registrada desde o início do dia após o anúncio do Fed. Por volta das 18h30 (horário de Brasília), depois do fechamento do mercado brasileiro, o índice Dow Jones - referência para Wall Street - registrava alta de 4,15%, enquanto o indicador tecnológico Nasdaq tinha ganhos de 4,96%.

Na Europa, as ações fecharam em alta, com o setor bancário registrando ganhos após resultados do Goldman Sachs terem ficado acima de expectativas e também com as expectativas de corte de juros nos EUA. O índice FTSEurofirst 300 das principais ações européias teve fechamento preliminar de alta de 0,8%, a 833 pontos.

Já no continente asiático, em Tóquio, o pregão foi de baixa de 1,12%, seguindo a tendência da bolsa norte-americana na véspera. Outros mercados importantes da Ásia registraram discretas altas.

Bovespa ganha força após corte de juros nos EUA e sobe 4,37%
Forte valorização faz índice brasileiro "encostar" em 40 mil pontos.
Taxa americana foi reduzida a um intervalo de zero a 0,25% ao ano.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir