Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-12-2008

Bebê que nasceu com 430 g passa Natal em casa
Luiza Victória, que nasceu prematura no dia 30 de agosto com apenas 430 gramas e 26 centímetros, recebeu alta na quarta do Hospital Pasteur
Bebê que nasceu com 430 g passa Natal em casa
Foto: Dório Victor/G1

Dório Victor

O presente de Natal de Nathália Félix da Nóbrega, de 23 anos, é muito pequeno e delicado. Tanto é que ela o ganhou há quase quatro meses, mas só pôde levar para sua casa nesta quarta (24), véspera dos festejos natalinos.

É que a filha dela, Luiza Victória, que nasceu prematura no dia 30 de agosto com apenas 430 gramas e 26 centímetros, recebeu alta nesta quarta do Hospital Pasteur, no Méier, subúrbio do Rio, onde estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.

Segundo um levantamento feito pela direção do hospital, Luiza Victória é o segundo bebê de menor peso nascida no país, e a sexta no ranking mundial. Nathália, que teve pré-eclâmpsia, complicação causada pela alta da pressão arterial, teve que interromper a gravidez com 24 semanas de gestação - o tempo normal é de 37 a 42 semanas.

"É muita emoção, vocês não têm noção do presente de Natal que Deus está me dando neste momento. Ela ter sobrevivido depois de tudo o que ela passou é realmente um milagre. Agora ela vai conhecer a sua casa", disse Nathália, após pegar sua filha nos braços.

Festa para celebrar alta

O hospital realizou uma festa para celebrar a alta do bebê, que hoje já pesa mais de dois quilos. Luiza recebeu um gorrinho de Papai Noel. Depois, os funcionários cantaram parabéns para ela. "Agora ela terá dois aniversários", disse a mãe, ressaltando que vai tatuar o nome de sua filha no braço esquerdo.

O diretor da UTI Neonatal do hospital, João Henrique Leme, informou que fez um levantamento no Ministério da Saúde e demais órgãos nacionais de saúde e confirmou que Luiza é o segundo bebê de menor peso do país – o mais leve nasceu em 2006 com 385 gramas.

"Uma gestação de 24 semanas é o limite da viabilidade humana. No Brasil, menos de 50% dos bebês prematuros que nasceram com este tempo de gestação conseguem sobreviver. E, no caso de Luiza, foi mais surpreendente, porque ela não ficou com nenhuma seqüela. Ela será uma criança normal", disse.

Bebê que nasceu com 430 g passa Natal em casa
Luiza Victória, segundo menor bebê a sobreviver no país, recebeu alta.
O clima foi de emoção quando sua mãe, que ficou viúva, foi buscá-la.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir