Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 29-12-2008

Israel declara fronteira com a Faixa de Gaza
Medida indica que o pa�s prepara um ataque por terra � regi�o palestina. Bombardeios iniciados no s�bado j� mataram 310 e feriram mais de 1.400.
Israel declara fronteira com a Faixa de Gaza
Foto: AFP

A �rea de fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza foi declarada "zona militar fechada" pelo Ex�rcito de Israel, informou um porta-voz militar israelense nesta segunda-feira (29).

Com isso, as estradas de uma �rea distante entre 2 km e 4 km da fronteira ficam fechadas para os civis que n�o tenham salvo-condutos militares, e s� moradores da regi�o podem transitar por l�. Jornalistas tamb�m s�o banidos.

A justificativa � que militantes palestinos podem retaliar, lan�ando foguetes, os ataques israelenses ao territ�rio ocorridos desde s�bado. Esse tipo de medida costuma prenunciar o lan�amento de opera��es terrestres. O Ex�rcito de Israel concentra tropas na fronteira desde o in�cio da ofensiva a�rea.

As opera��es a�reas israelenses em Gaza j� mataram mais de 310 pessoas e deixaram ao menos 1.400 feridos, segundo Muauiya Hasanein, chefe dos servi�os m�dicos palestinos. A Ag�ncia da ONU para refugiados disse que 51 dos mortos s�o civis, em uma estimativa conservadora.

Ao mesmo tempo, segundo testemunhas, os bombardeios a alvos do Hamas na Faixa de Gaza continuaram nesta segunda, matando pelo menos sete palestinos, sendo seis crian�as, segundo fontes m�dicas.

Um ataque na cidade de Jabaliyah, na zona norte do territ�rio palestino, matou quatro meninas, com idades entre um e 12 anos, da mesma fam�lia, que morava perto de uma mesquita que foi alvo dos ataques.

Outros dois menores faleceram em uma a��o em Rafah, sul da Faixa de Gaza. O s�timo morto era um ativista do Hamas.

Um avi�o israelense bombardeou a Universidade Isl�mica de Gaza, um dos redutos do Hamas, sem deixar v�timas, disseram testemunhas. Avi�es de guerra bombardearam a sede do Minist�rio do Interior em Gaza, segundo fonte palestina.

Por outro lado, o lan�amento de um foguete palestino matou um homem insraelense na cidade de Ashkelon, no sul de Israel, segundo autoridades locais. No s�bado, uma mulher morreu e quatro pessoas ficaram feridas na queda de foguete sobre casa em Netivot.

Entenda o confronto entre Israel e palestinos na Faixa de Gaza

"Guerra sem tr�gua"
O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, disse ao Parlamento nesta segunda-feira que Israel est� comprometida em uma guerra "sem tr�gua" contra o Hamas na Faixa de Gaza.

N�o temos nada contra os habitantes de Gaza, mas estamos comprometidos em uma guerra total contra o Hamas e seus aliados", declarou Ehud Barak.

"A conten��o que temos observado � uma fonte de for�a. Lutamos com uma vantagem moral. Eles disparam contra civis deliberadamente. N�s encurralamos os terroristas e evitamos, na medida do poss�vel, atingir civis quando a gente do Hamas atua e se esconde intencionalmente em meio � popula��o", acrescentou.

J� o negociador chefe palestino, Ahmed Qurie, disse que o processo de paz patrocinado pelos EUA est� suspenso por causa das ofensivas em Gaza. "N�o h� negocia��es e n�o h� maneira de haver negocia��es enquanto estivermos sendo atacados", disse a jornalistas.

A opera��o "Chumbo endurecido" � a mais violenta pelo menos desde a ocupa��o israelense dos territ�rios palestinos, em 1967.

A tens�o cresce na regi�o desde o fim, em 19 de dezembro, da tr�gua de seis meses entre Israel e o Hamas na regi�o. O fr�gil cessar-fogo foi rompido unilateralmente pelo Hamas. Nos dias seguintes, houve ataques com foguetes palestinos a Israel, seguidos de amea�as de rea��o israelense, at� o ataque iniciado no dia 27.

O enviado especial da ONU para o Oriente M�dio, Robert Serry, disse � AFP que Israel permitiu, neste domingo, a passagem de 21 caminh�es com utens�lios m�dicos e gr�os para a popula��o de 1,5 milh�o de pessoas do empobrecido territ�rio palestino.

"Holocausto"
O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhum, acusou Israel de "cometer um Holocausto aos olhos do mundo inteiro, que n�o mexeu um �nico dedo para evitar a ofensiva".

"A resist�ncia palestina se reserva o direito de responder a essa agress�o com opera��es de m�rtires", ou seja, atentados suicidas, anunciou o porta-voz.

Reunido em car�ter de urg�ncia, o Conselho de Seguran�a da ONU pediu na manh� de domingo o fim imediato de todas as atividades militares na Faixa de Gaza e exigiu que todas as partes enfrentem a crise humanit�ria no territ�rio.

Press�o internacional
No Egito, o chanceler Ahmed Abul Gheit afirmou que seu pa�s est� tentando obter um cessar-fogo entre Israel e o Hamas e acusou o movimento palestino de impedir a transfer�ncia de centenas de feridos para o territ�rio eg�pcio. Segundo testemunhas, na manh� de hoje, nenhum ferido de Gaza havia entrado no vizinho Egito.

O Crescente Vermelho (a Cruz Vermelha nos pa�ses isl�micos) do Ir� informou que enviar� dois avi�es com ajuda humanit�ria para Gaza atrav�s do Egito. Na L�bia, a Funda��o Kadhafi divulgou a cria��o de uma ponte a�rea para a retirada dos feridos palestinos.

Na ONU, uma declara��o n�o vinculante, sem o mesmo peso de uma resolu��o, pede "o cessar imediato de toda viol�ncia" e, �s duas partes, que "interrompam imediatamente todas as atividades militares".

O comunicado, um raro exemplo de unidade sobre o tema de Gaza, foi aprovado ap�s cinco horas de consultas a portas fechadas, a pedido da L�bia, �nico membro �rabe do Conselho, mas n�o menciona diretamente Israel, nem o Hamas.

O Papa Bento XVI tamb�m condenou a viol�ncia entre Israel e os palestinos do Hamas, pedindo "um �mpeto de humanismo e de sabedoria por parte de todos os que t�m alguma responsabilidade nesta situa��o tr�gica no Oriente M�dio".

"Rogo pelo fim desta viol�ncia, que deve ser condenada em todas as suas manifesta��es e pelo restabelecimento da tr�gua na Faixa de Gaza. Pe�o um �mpeto de humanismo e de sabedoria por parte de todos os que t�m alguma responsabilidade nesta situa��o", afirmou, durante a ben��o dominical do Angelus.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, monitora a situa��o na Faixa de Gaza, informou uma porta-voz no Hava�, onde o futuro chefe de Estado americano passa as festas de fim de ano.

O l�der do Hamas no ex�lio, Khaled Mechaal, pediu aos palestinos que iniciem a terceira Intifada contra Israel e que cometam atentados suicidas.

Israel declara fronteira com a Faixa de Gaza "zona militar fechada"
Medida indica que o pa�s prepara um ataque por terra � regi�o palestina.
Bombardeios iniciados no s�bado j� mataram 310 e feriram mais de 1.400.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir