Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2008

Caramujos: A Praga Urbana
Os caramujos estão tomando conta dos quintais e terrenos baldios de Marataízes
Caramujos: A Praga Urbana
Caramujos
Foto: José Rubens Brumana

Os caramujos estão tomando conta dos quintais e terrenos baldios de Marataízes. Até agora não se viu uma campanha sistemática da Vigilância Sanitária de Marataízes de esclarecimento contra essa praga que pode até levar a morte.

O caramujo africano que tem o nome científico de achatina fulica veio para servir de uma versão africana do (escargot francês), mas constatou-se que não eram comestíveis. Resistentes ao frio e a seca podem ser encontrados em hortas, jardins e em cantos de muros e casas.

O modo mais aconselhável para sua eliminação é queimando ou fervendo por cerca de 50 minutos. O uso de luvas ou plástico para o seu manuseio é fundamental. Se as donas de casa verificar que suas hortaliças foram atingidas pelos caramujos o melhor é não fazer seu uso. E depois de mortos os caramujos devem ser enterrados. Para evitar que penetrem nos quintais é preciso preparar uma calda forte de sabão em pó e passar na base do muro.

A doença abdominal e intestinal é transmitida pelas fezes e pode levar a óbito.

Diversas perguntas nesse sentido foram formuladas pela reportagem do Maratimba.com para donas de casa de Marataízes e na sua maioria eram desconhecidas.

Fica um alerta para a próxima administração sobre esse sério problema que se instalou em Marataízes e em muitos lugares do Brasil.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir