Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 29-12-2008

Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel bombardeia desde s�bado a regi�o palestina dominada pelo Hamas. Saiba o que levou ao confronto entre israelenses e o movimento isl�mico.
Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Foto: www.g1.com.br

O bombardeio dos �ltimos tr�s dias sobre a Faixa de Gaza foi um final violento para a tr�gua mal-sucedida dos �ltimos seis meses entre inimigos irreconcili�veis - o grupo palestino Hamas e o governo de Israel.

Os ataques j� provocaram ao menos 320 mortes e deixaram 1.420 feridos em Gaza, al�m de dois mortos em territ�rio israelenses. Entre os mortos em Gaza, 57 s�o civis, segundo a ONU.

O cessar-fogo negociado pelo Egito, em vigor desde junho, foi desrespeitado diversas vezes pelos dois lados. Ele terminou em 19 de dezembro, rompido unilateralmente pelo Hamas.

O grupo isl�mico acusa Israel de n�o suspender o bloqueio que imp�e � Faixa de Gaza desde que o grupo radical assumiu o controle do territ�rio, h� dois anos e meio.

O governo israelense responde que o Hamas n�o cumpriu a promessa de parar os ataques com foguetes contra cidades do sudoeste de Israel, nem reprimiu o contrabando de armas e explosivos para a Faixa de Gaza atrav�s de t�neis na fronteira com o Egito , tamb�m bombardeados no fim de semana pela For�a A�rea de Israel.

O bloqueio cria enormes dificuldades para a popula��o de Gaza, este estreito peda�o de terra a oeste de Israel, na fronteira com o Egito.

Com apenas um quarto da �rea do munic�pio de S�o Paulo, a Faixa de Gaza tem mais de 1,5 milh�o de habitantes. No futuro, este territ�rio deve fazer parte de um estado para o povo palestino.

A ONU j� afirmou que as barreiras israelenses impedem o abastecimento de produtos b�sicos, como comida e rem�dios, e causam uma profunda crise humana nesse espa�o marcado por pobreza e superpopula��o.

Quando imp�e barreiras � Faixa de Gaza, o governo de Israel, na verdade, mira o Hamas. O grupo, a maior organiza��o isl�mica nos territ�rios palestinos, � inimigo declarado do Estado de Israel e n�o aceita nem mesmo o direito de Israel existir.

Militantes do Hamas e de outros grupos armados infernizam a vida nos povoados e cidades israelenses vizinhos � Faixa de Gaza disparando m�sseis caseiros, apelidados de "Qassams".

Os proj�teis, de baixa precis�o, t�m raio de a��o relativamente curto, mas o servi�o de seguran�a israelense diz que sua vers�o mais recente pode atingir alvos a at� 40 quil�metros de dist�ncia.

Os Qassams costumam causar mais destrui��o do que mortes. S� de novembro at� agora, quase 500 m�sseis e morteiros teriam sido disparados de dentro da Faixa de Gaza contra alvos do outro lado da fronteira. Uma pessoa morreu no s�bado e outra nesta segunda feira.

Nos �ltimos dias, o governo israelense avisou v�rias vezes que n�o iria mais tolerar os foguetes, que causam inseguran�a constante entre os vizinhos da Faixa de Gaza.

Apesar da intranq�ilidade e das mortes provocadas pelos palestinos, a resposta militar de Israel foi criticada inclusive pelo governo brasileiro, que considera os bombardeios desproporcionais � provoca��o feita pelo Hamas.

Entenda o conflito na Faixa de Gaza
Israel bombardeia desde s�bado a regi�o palestina dominada pelo Hamas.
Saiba o que levou ao confronto entre israelenses e o movimento isl�mico.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir