Categoria Politica  Noticia Atualizada em 29-12-2008

Diretor afastado da Abin pede exoneração
Paulo Lacerda exercerá cargo de adido policial em embaixada em Portugal. Ele foi afastado em setembro da direção do órgão.
Diretor afastado da Abin pede exoneração
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Jeferson Ribeiro

O diretor-geral Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, foi exonerado do cargo nesta segunda-feira (29). A saída dele do órgão foi publicada nesta segunda no Diário Oficial da União.

Lacerda estava fora do comando da Abin desde 1º de setembro deste ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu afastar toda cúpula do órgão depois das denúncias de que agentes da Abin participaram sem autorização da Operação Satiagraha, a pedido do delegado Protógenes Queiroz.

Segundo o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Lacerda pediu para sair depois que recebeu o convite para assumir o cargo de adido policial na embaixada brasileira em Portugal.

Segundo o Ministério da Justiça, o cargo foi criado na semana passada, quando o convite foi feito ao ex-diretor-geral da Polícia Federal. Antes de formalizar o convite à Lacerda, o ministro da Justiça, Tarso Genro, consultou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concordou com a mudança.

O adido policial é responsável por todas as negociações que envolvam forças ou ações policiais do Brasil. O Brasil já tem adidos policiais na Argentina, no Paraguai, no Uruguai, na Colômbia, na França, na Bolívia e no Suriname. Também foram criados os cargos de adidos policiais na França e nos Estados Unidos, mas ainda não foram indicados os titulares.

Lacerda vai receber em dólares, e seu salário será maior do que o que recebia para chefiar a Abin.

A avaliação do Ministério da Justiça é que Lacerda é o nome mais adequado para assumir o cargo porque tem muitos anos de serviço na Polícia Federal e trabalhou no setor de inteligência do governo. Portugal é considerado um posto-chave para o governo porque há um combate intenso ao tráfico de pessoas e à imigração ilegal.

Segundo o GSI, a Abin continurá sob o comando interino de Wilson Roberto Trezza até que seja nomeado um novo diretor-geral.

Diretor afastado da Abin pede exoneração
Paulo Lacerda exercerá cargo de adido policial em embaixada em Portugal.
Ele foi afastado em setembro da direção do órgão.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir