Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 04-01-2009

ONU pede o fim imediato da ofensiva terrestre
Ban Ki-moon falou com o primeiro ministro de Israel, Ehud Olmert.
ONU pede o fim imediato da ofensiva terrestre
Foto: Globonews

O secret�rio-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na noite deste s�bado (3) o fim imediato da ofensiva terrestre israelense na Faixa de Gaza, informou a assessoria de imprensa das Na��es Unidas.

Ban conversou por telefone com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, demonstrando a ele "sua preocupa��o extrema e decep��o", ap�s iniciar a ofensiva terrestre, segundo um comunicado.

Convencido de que "esta escalada vai inevitavelmente aumentar os sofrimentos da popula��o civil", pediu o fim imediato da opera��o terrestre, insistindo para que Israel fa�a o poss�vel para assegurar a prote��o da popula��o civil e o encaminhamento da ajuda humanit�ria".

Primeiras baixas da invas�o

Dezenas de palestinos armados morreram nas horas seguintes � ofensiva por terra iniciada por Israel na noite deste s�bado (3), segundo um militar israelense ouvido pela ag�ncia AFP.

O oficial disse ainda que n�o houve baixa do lado de Israel. Segundo a AP, ru�do intenso de artilharia foi ouvido no lado leste da cidade de Gaza durante a invas�o, assim como tiroteios.

As tropas israelenses entraram por terra na Faixa de Gaza dando continuidade a uma ofensiva iniciada h� oito dias com cerco terrestre e ataques a�reos.

O porta-voz-chefe das For�as de Defesa de Israel, brigadeiro Avi Benayahu declarou a um canal de televis�o que a a��o terrestre na Faixa de Gaza n�o ser� curta. "Levaremos muitos longos dias", declarou.

O ministro da Defesa do pa�s, Ehud Barak, tamb�m alertou que a campanha "n�o ser� f�cil e n�o ser� curta". "N�o buscamos a guerra, mas n�o abandonaremos aos ataques do Hamas que v�m ocorrendo", disse ainda.

A entrada no territ�rio palestino aconteceu j� durante a noite.

Os militares informaram que a incurs�o tem como objetivo isolar �reas de onde palestinos estariam disparando foguetes contra territ�rio israelense.

"O objetivo � destruir a infraestrutura de terror do Hamas na �rea de opera��es", disse a major Avital Leibovitch, porta-voz do Ex�rcito. "Vamos tomar algumas das �reas de lan�amento usadas pelo Hamas", acrescentou.

"Espero que os resultados dessa opera��o tragam tranquilidade no longo prazo. No momento em que eles dispararem, n�s responderemos com grande for�a", disse a ministra de Rela��es Exteriores de Israel, Tzipi Livni, na TV israelense. "Pode ser que sejam necess�rias v�rias opera��es", acrescentou.

De acordo com o di�rio israelense "Haaretz", um grande n�mero de for�as est� participando do ataque, incluindo infantaria, tanques, grupos de engenharia, artilharia e intelig�ncia, com apoio da For�a A�rea, da Marinha e do servi�o de seguran�a Shin Bet.

O Hamas, por meio de um porta-voz, disse que resistir� ao ataque.

Pelo menos 15 foguetes teriam sido disparados contra Israel neste s�bado, ferindo duas pessoas.

Durante o dia, tanques israelenses que cercam a Faixa de Gaza abriram fogo contra o territ�rio pela primeira vez desde o in�cio da ofensiva militar, h� oito dias.

A opera��o ocorre menos de 24 horas ap�s a morte de um dos l�deres militares do Hamas, Abu Zakaria al-Jamal.

O di�rio "Haaretz" informa ainda que, segundo oficiais israelenses, havia cerca de 10 mil homens preparados para a invas�o na fronteira da Faixa de Gaza, antes de ela ser autorizada. Segundo o jornal, os comandantes estavam divididos sobre qual seria o melhor momento para iniciar a movimenta��o terrestre, j� que a entrada em Gaza poder� causar grande quantidade de baixas. Tamb�m argumentava-se que o Hamas j� havia sido suficientemente afetado pelos ataques a�reos dos �ltimos oito dias.

Desde o in�cio das hostilidades, h� oito dias, at� pouco antes do in�cio da invas�o terrestre, mais de 440 palestinos haviam sido mortos pelos bombardeios, segundo fontes oficiais palestinas. Outros 2.285 teriam sido feridos. At� ent�o, quatro israelenses haviam morrido em decorr�ncia dos ataques com foguetes palestinos.

ONU pede o fim imediato da ofensiva terrestre
Ban Ki-moon falou com o primeiro ministro de Israel, Ehud Olmert.
"Esta escalada vai aumentar os sofrimentos da popula��o civil", afirmou.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir