Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 04-01-2009

Tropas de Israel isolam a Cidade de Gaza
Pelo menos 42 palestinos morreram desde a noite de s�bado. Israel admite uma baixa entre homens que ocupam a Faixa de Gaza. Mapa indica a localiza��o da Faixa de Gaza.
Tropas de Israel isolam a Cidade de Gaza
Foto: Editoria de Arte/G1

Neste domingo (4) Israel cercou a Cidade de Gaza com tropas terrestres apoiadas por tanques e artilharia. A ofensiva militar iniciada h� nove dias j� matou pelo menos 500 palestinos.

"O n�mero de m�rtires chegou a pelo menos 500, entre eles 87 crian�as, e o de feridos soma mais de 2.450", disse � AFP o chefe do servi�o de emerg�ncia de Gaza, o m�dico Muawiya Hasenein. "O n�mero de mortos poder� ser bem maior, porque h� um certo n�mero de m�rtires e de feridos nas ruas que n�o pudemos retirar", acrescentou.

Ao menos 42 palestinos, a maioria civis, foram mortos no domingo quando as tropas israelenses dispararam contra casas e contra o principal distrito comercial, segundo fontes m�dicas da ag�ncia Reuters.

Segundo an�ncio oficial, um soldado israelense morreu na ofensiva terrestre. A morte aconteceu durante a entrada de tropas da infantaria israelense em territ�rio palestino.

� a primeira baixa israelense anunciada pelo servi�o militar desde o in�cio da opera��o por terra contra o Hamas na Faixa de Gaza, no s�bado � noite. E a not�cia vem logo ap�s o governo dizer que muitos soldados n�o voltariam para casa ap�s o conflito. Mais tarde, o presidente de Israel afirmou que o pa�s n�o aceitar� uma tr�gua em Gaza neste momento.

Outros 32 israelenses ficaram feridos durante a ofensiva por terra, segundo Israel. Antes da invas�o, quatro civis israelenses haviam morrido em decorr�ncia de ataques com foguetes feitos pelo Hamas contra cidades israelenses.

Divis�o de Gaza

Tropas de infantaria do Ex�rcito de Israel dividiram a Faixa de Gaza em duas zonas separadas neste domingo e cercaram sua maior cidade.

O avan�o dos soldados teve a cobertura do poder de fogo de tanques, artilharia e avia��o. Os militares israelenses j� haviam avisado da estrat�gia de dividir o territ�rio, isolando a Cidade de Gaza no norte da �rea.

"O objetivo desta opera��o � destruir a infraestrutura de terror montada pelo Hamas", afirmou a porta-voz do Ex�rcito, Avital Leibovitch, em reportagem publicada no "Haaretz". "Estamos indo tomar algumas �reas usadas pelo Hamas", completou.

De acordo com testemunhas, cerca de 50 tanques e blindados e unidades de infantaria tomaram posi��o perto da antiga col�nia judaica de Netzarim, 3 km ao sul da cidade de Gaza. Dezenas de fam�lias se amontoaram em caminh�es e fugiram em dire��o ao sul.

Por conta dos ataques, Israel convocou 9 mil reservistas para refor�ar as tropas que est�o pr�ximas das fronteiras com Gaza.

Foguetes

Desde o fim do cessar-fogo no meio de dezembro, o Hamas lan�ou mais de uma centena de foguetes em cidades israelenses. Neste domingo, seis pessoas ficaram feridas ap�s 41 foguetes atingirem as cidades de Sderot e Ashdod.

O Ex�rcito israelense comunicou neste domingo que matou um outro l�der do grupo extremista, Husam Hamdan, respons�vel pela infraestruturas dos foguetes Qassam.

Ehud Olmert

O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, negou-se a parar a ofensiva militar em uma s�rie de conversas por telefone e encontros mantidos neste domingo com dirigentes estrangeiros, anunciou sua assessoria.

Olmert recebeu telefonemas dos presidentes russo, Dimitri Medvedev, e franc�s, Nicolas Sarkozy. Ele falou ainda com a chefe do governo alem�o, Angela Merkel.

Olmert disse a Medvedev que "Israel n�o pode interromper suas atividades militares antes de ter conseguido os objetivos fixados", informou a assessoria de imprensa do premi� em comunicado.

"Esses objetivos podem ser conseguidos tanto com o emprego dos meios militares como atrav�s de medidas diplom�ticas das quais a comunidade internacional deve se encarregar", acrescentou a nota.

Olmert teria dito a Sarkozy - a quem receber� nesta segunda-feira - que Israel "n�o busca reocupar a Faixa de Gaza" com suas opera��es contra o Hamas nesse territ�rio.

A Merkel, explicou que Israel tem "o dever de defender seus cidad�os".

Al�m disso, o primeiro-ministro israelense se encontrou em Tel Aviv com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

"Israel est� determinado a prosseguir com a ofensiva militar at� que cessem totalmente os ataques terroristas e que a calma volte ao sul do pa�s", alvo dos disparos de foguetes palestinos, disse Olmert a Bloomberg.

Tropas de Israel isolam a Cidade de Gaza; conflito j� matou mais de 500
Pelo menos 42 palestinos morreram desde a noite de s�bado.
Israel admite uma baixa entre homens que ocupam a Faixa de Gaza.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir