Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-01-2009

Cruz Vermelha se preocupa com o aumento de vítimas civis em Gaza
Comitê adverte para ataques contra edifícios públicos como os hospitais. Pelo menos 63 palestinos morreram nos ataques neste domingo (4).
Cruz Vermelha se preocupa com o aumento de vítimas civis em Gaza
Foto: G1

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha declarou-se neste domingo (4) "preocupado" com o aumento do número de vítimas civis na Faixa de Gaza, no nono dia da ofensiva militar israelense.

"Estamos inquietos com o aumento do número de vítimas civis e dos causados em edifícios públicos, em particular os hospitais", disse o diretor de operações do Comitê, Pierre Krohenbühl, citado em comunicado divulgado em Genebra.

"As principais instalações civis da Faixa de Gaza, como hospitais, fornecimento de água e o despejo de águas usadas já estavam em estado precário pelo bloqueio e as restrições impostas por Israel nos últimos 18 meses", recordou.

A Cruz Vermelha também reiterou a obrigação das partes em conflito de respeitar o direito humanitário internacional, para "minimizar o número de civis mortos ou feridos".

O direito humanitário internacional proíbe os ataques diretos e indiscriminados contra civis, recordou.

Pelo menos 63 palestinos morreram neste domingo nos ataques israelenses na Faixa de Gaza, o que eleva a mais de 500 o número total de vítimas mortas nesse território desde o início da ofensiva militar israelense no dia 27 de dezembro, anunciaram os serviços de emergência palestinos.

Cruz Vermelha se preocupa com o aumento de vítimas civis em Gaza
Comitê adverte para ataques contra edifícios públicos como os hospitais.
Pelo menos 63 palestinos morreram nos ataques neste domingo (4).


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir