Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 04-01-2009

Presidente de Israel descarta trégua em Gaza
Shimon Peres disse que país não quer e nem vai ocupar a região.
Presidente de Israel descarta trégua em Gaza
Foto: G1

O presidente israelense, Shimon Peres, rejeitou neste domingo (4) a possibilidade de trégua na Faixa de Gaza, à medida que forças de Israel seguem com sua ofensiva contra militantes do Hamas.

Em Israel, o sistema que vigora é o parlamentarismo, assim, o presidente tem uma posição mais simbólica. O principal líder é o primeiro-ministro, no caso, Ehud Olmert.

No entanto, Peres disse que Israel não pretende ocupar a região. "Nós não pretendemos nem ocupar Gaza nem esmagar o Hamas, mas sim esmagar o terror. E o Hamas precisa de uma real e séria lição. E eles estão aprendendo isso agora", disse Peres em entrevista para o programa da ABC News "This Week".

Peres também descartou chances de uma trégua para o conflito.

Importantes parlamentares dos EUA, ouvidos pela mídia americana, estão apoiando fortemente Israel. Entre os partidários estão senadores democratas e republicanos.

Peres ainda acrescentou: "Fomos cuidadosos, fomos contidos, aguardamos. Demos a eles (ao Hamas) muitas chances".

Referindo-se ao Hamas, ele disse: "Eles não podem explicar por que eles estavam atirando... e eles não podem esconder que estão agindo por ordem do Irã. O Irã tem dois seguidores no Oriente Médio: o Hesbollah no Líbano e o Hamas em Gaza".

Presidente de Israel descarta trégua em Gaza
Shimon Peres disse que país não quer e nem vai ocupar a região.
"Demos chances ao Hamas", afirmou o presidente israelense.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir