Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 04-01-2009

Defesa Civil resgata 100 pessoas que estavam ilhadas
Defesa Civil resgatou, com barcos e helic�pteros, cem pessoas que estavam ilhadas na BR-101.
Defesa Civil resgata 100 pessoas que estavam ilhadas
Foto: Genaro Joner/Ag�ncia RBS

A Defesa Civil de Santa Catarina retirou neste domingo (4) cem pessoas que estavam ilhadas na BR-101, na regi�o de Ararangu� e Maracaj�. A Defesa Civil informou ao G1 que outras 30 pessoas permanecem no local, pois n�o quiseram abandonar seus carros.

Segundo a Defesa Civil, o n�mero de munic�pios catarinenses que enfrentam problemas causados pelas chuvas chega a 18 -quatro deles declararam situa��o de emerg�ncia. At� o momento, 372 pessoas est�o desabrigadas e 654 desalojadas. As cidades mais afetadas s�o Nova Veneza e Ararangu�.

Em Nova Veneza, 160 pessoas est�o desalojadas (tiveram que ir para casa de parentes e amigos) e 36 desabrigadas (foram para abrigos p�blicos). Ao todo, 780 pessoas foram afetadas pelas chuvas no munic�pio. Foram registrados danos e destrui��o no sistema de abastecimento de �gua, energia, transporte e comunica��o.

J� em Ararangu�, 188 pessoas est�o desabrigadas e 100 desalojadas. Outra cidade bastante afetada � Forquilhinha, onde 150 est�o desalojadas e 30 desabrigadas. Ao todo, 21.753 pessoas foram afetadas em Forquilhinha, de acordo com a Defesa Civil.

A BR-101 est� interditada nos quil�metros 404, em Maracaj�, e 409, em
Ararangu�. Um desvio foi providenciado pela Pol�cia Rodovi�ria Federal por meio de rodovias estaduais, liberado apenas para carros e motocicletas.

Os munic�pios com registro de problemas s�o: Jaguaruna, Turvo, Ararangu�, Crici�ma, Tubar�o, Forquilhinha, Urussanga, Siderop�lis, Ermo, Timb� do Sul, Jacinto Machado, Nova Veneza, Laguna, Lauro Muller, S�o Martinho, Meleiro, I�ara e Praia Grande.

Doa��es

As chuvas j� causaram estragos em Santa Catarina no fim do ano passado. Entre novembro e dezembro, 135 pessoas morreram em consequ�ncia de alagamentos e deslizamentos.

Cerca de 700 toneladas de donativos que foram recolhidas em 2008 devem ser encaminhadas aos moradores das cidades afetadas pela chuva nos �ltimos dias. O material est� armazendo em Crici�ma e Ararangu�.

Defesa Civil resgata 100 pessoas que estavam ilhadas na BR-101 em SC
30 pessoas permanecem no local, pois n�o quiseram abandonar os carros.
Dezoito munic�pios relataram problemas com cheias e deslizamentos.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir