Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 05-01-2009

Blogueiros contam o terror da guerra direto da Faixa de Gaza
Pessoas comuns relatam na internet o cotidiano do conflito. At� o Departamento de For�as Armadas de Israel mant�m um di�rio on-line.
Blogueiros contam o terror da guerra direto da Faixa de Gaza
Foto: G1

Giovana Sanchez e Isis N�bile Diniz

"� realmente dif�cil postar daqui". Esse � o t�tulo que o autor an�nimo do blog "In Gaza" usou para chamar seu post escrito nesta segunda-feira (5). "Uma mancha de sangue na maca da ambul�ncia, que parece uma piscina, est� pr�xima ao meu casaco, o m�dico alerta que ele pode sujar. Que diferen�a faz? A mancha j� n�o me revolta como aconteceria uma semana atr�s. A morte enche o ar e as ruas de Gaza, eu n�o posso me estressar porque isso n�o � exagero", diz.

A internet possibilita acompanhar quase instantaneamente fatos, como o conflito na Faixa de Gaza, que ocorrem em lugares distantes do Brasil. Uma ferramenta em especial proporciona uma viagem �ntima e triste sem que o brasileiro se exponha fisicamente � guerra: os blogs. De acordo com o Technorati, site que indexa mais de um milh�o de novos posts do mundo inteiro, no domingo (4) foram escritos mais de quatro mil textos sobre Gaza.

Do outro lado da tela, a Palestina

A emissora �rabe Al-Jazeera, com sede em Doha, no Catar, faz uma cobertura intensa dos conflitos na regi�o. Al�m da TV e dos sites em ingl�s e em �rabe, eles abriram mais um canal de comunica��o especialmente para quem quer acompanhar not�cias do confronto em Gaza. No servi�o de microblog Twitter, a emissora posta not�cias a cada minuto sobre o conflito. A rede social, que permite publica��o de posts com, no m�ximo, 140 caracteres, j� � acompanhada por quase 3 mil pessoas.

O professor de ci�ncia pol�tica Asad AbuKhalil, que leciona na Universidade Estadual da Calif�rnia de Stanislaus, analisa de maneira cr�tica o conflito. O liban�s escreve diariamente em seu blog "The Angry Arab" e recebe informa��es de leitores e amigos que vivem na regi�o. Um dos posts diz: "N�o se trata mais do Hamas. Assim que Israel passa a assassinar palestinos, a quest�o n�o � mais do Hamas, e na verdade nunca foi. Quando Israel mata, mata palestinos, todos os tipos de palestinos, jovens, velhos, com prefer�ncia para civis. Eu tenho sido um cr�tico do Hamas em �rabe e em ingl�s, mas n�o criticarei o Hamas quando toda popula��o palestina est� sendo atacada por Israel".

No blog "A Mother From Gaza", a jornalista Laila El-Haddad contou hoje (5) uma liga��o autom�tica que seu pai recebeu em Gaza. "Advert�ncia aos cidad�os de Gaza. O Hamas est� te usando como escudo humano. N�o d� ouvido a ele. O Hamas est� te abandonando e se escondendo nos seus abrigos. Entregue-o agora". A blogueira tamb�m conta que o ex�rcito israelense liga para avisar que as casas ser�o bombardeadas. "As pessoas deixaram de atender seus telefones", diz. El-Haddad tamb�m usa o Twitter.

Mona El-Farra, autora do blog "From Gaza, with Love", escreveu hoje: "Queridos amigos, n�o tenho palavras. Sem coment�rios, como voc�s sabem, eu n�o estou em Gaza no momento, mas tudo o que ouvi de amigos e familiares s�o not�cias horr�veis". M�dica por forma��o e ativista, no momento est� no Reino Unido e usa o di�rio para lamentar a dist�ncia da fam�lia. "Com o cora��o partido vejo as not�cias desse sem precedente e selvagem ataque sobre os meus amigos, fam�lia e colegas em Gaza".

Direto da cidade de Gaza, o blogueiro Rafah Kid apela no blog "RafahKid ft. Rafah Pundits". "Antes que todo mundo da Faixa de Gaza esteja morto, entenda que o Hamas � um sintoma e n�o uma causa. A ocupa��o � a causa. (...) Estamos sem eletricidade, sem poder chamar ao telefone, na escurid�o e chove fogo. As crian�as est�o gritando", escreveu no domingo (4). O blogueiro tamb�m mant�m um �lbum de fotos no Flickr mostrando as consequ�ncias do bombardeiro como pessoas feridas e edifica��es arruinadas.

Israel tamb�m est� conectada

A democr�tica internet tamb�m possui blogs escritos de Israel. Por exemplo, o "Israellycool" � mantido por um judeu australiano de 33 anos que prefere manter seu identidade sob sigilo. Ele descreve hora a hora o que acontece em Israel e ilustra com fotos. "Eles (o Hamas) preferem a brigar em �reas residenciais densamente povoadas onde colocam um conjunto de armadilhas, t�m uma vantagem t�tica e sabem que para cada civis mortos, Israel ter� de enfrentar a press�o da comunidade internacional", conta no post atualizado hoje (5).

At� o Departamento de For�as Armadas de Israel se mant�m conectado. Possui seu pr�prio blog "IDF Spokesperson", um canal de v�deos Youtube e um Twitter. No blog, as atualiza��es descrevem as a��es militares e abordam os ataques contra o pa�s. "Mais de 30 foguetes foram lan�ados contra Israel desde esta manh� (5), em �reas densamente povoadas e danificando estruturas incluindo um jardim de inf�ncia em Ashdod, que estava fechado no momento do ataque". Seus v�deos do canal oficial no Youtube foram vistos quase um milh�o de vezes. Dessa forma � e em ingl�s -, a guerra � retratada sem fronteiras nos dias atuais.

Blogueiros contam o terror da guerra direto da Faixa de Gaza
Pessoas comuns relatam na internet o cotidiano do conflito.
At� o Departamento de For�as Armadas de Israel mant�m um di�rio on-line.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir