Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-01-2009

Israel diz ter matado chefe dos foguetes do Hamas em Gaza
Amir Mansi foi morto por for�as terrestres do ex�rcito israelense.
Israel diz ter matado chefe dos foguetes do Hamas em Gaza
Foto: http://www.g1.com.br

O comandante do Hamas respons�vel pelo lan�amento de foguetes na dire��o de Israel a partir da regi�o da cidade de Gaza foi morto neste s�bado (10) por fogo terrestre israelense. A declara��o partiu de declara��o das for�as armadas daquele pa�s, segundo relato da rede de televis�o americana CNN.

O uso dos foguetes Grad, que eram controlados por Amir Mansi, permitiram que o Hamas atingisse alvos mais distantes dentro de Israel do que antes era poss�vel. Os fogeutes carregam mais explosivos do que os foguetes Qassam, mais primitivos e tipicamente usados pelo Hamas. Alguns dos Grads podem viajar mais de 40 km.

Os militares israelenses dizem que Mansi apontou e atirou dezenas de foguetes na dire��o de Israel, matando e ferindo civis.

Mansi foi visto disparando um foguete no s�bado a partir da regi�o de Jabel Rise, a leste da cidade de Gaza, durante uma opera��o terrestre do ex�rcito israelense. Os militares abriram fogo, matando Mansi e ferindo outros dois membros do Hamas, que foram capturados.
Veja a cobertura completa dos conflitos em Gaza

Alerta de Israel

Neste s�bado ocorreu o lan�amento, por parte da for�a a�rea israelense, de milhares de panfletos na cidade de Gaza avisando que intensificar� suas opera��es no territ�rio palestino.

"O Ex�rcito intensificar� suas opera��es contra os t�neis, os arsenais e os terroristas em toda a Faixa de Gaza", diz o texto, escrito em �rabe.

"Para a seguran�a de voc�s e a seguran�a de suas fam�lias, pedimos que n�o se aproximem dos terroristas, dos arsenais e das armas", acrescenta.

A mesma mensagem foi enviada aos telefones celulares dos habitantes de Gaza. O Ex�rcito confirmou em um comunicado ter lan�ado panfletos em Gaza, sem precisar o conte�do da mensagem.

Apesar da resolu��o do Conselho de Seguran�a da ONU e dos aparentes esfor�os de pa�ses europeus e do Egito para um cessar-fogo na Faixa de Gaza, Israel continua com sua ofensiva na regi�o, destinada, segundo eles, a impedir o lan�amento de foguetes pelo Hamas.

Veja fotos do 15� dia de conflitos

"Israel est� determinado a lidar com esse assunto at� uma conclus�o positiva, para que n�o haja mais terrorismo em Gaza contra Israel", afirmou Rafi Eitan, membro do gabinete de seguran�a israelense a uma r�dio de Israel.

O presidente americano, George W. Bush, disse ao presidente turco, Abdullah G�l, que um cessar-fogo duradouro em Gaza requer o fim dos tiros de foguetes do Hamas sobre Israel e do contrabando de armas, indicou a Casa Branca neste s�bado.

Nos ataques desta noite, militares israelenses afirmaram que atingiram pelo menos 40 alvos e mataram 15 militantes do Hamas em confrontos por terra. Moradores da cidade de Rafah disseram que a energia foi cortada ap�s bombardeios a t�neis na fronteira entre Gaza e o Egito.

Pela manh�, sete palestinos foram mortos em ataques israelenses no setor de Jabaliya, no norte da Faixa de Gaza, segundo fontes m�dicas palestinas.

Leia tamb�m:

Obama n�o trar� �mudan�a dram�tica� ao Oriente M�dio, diz embaixador de Israel

�N�o sabemos quem est� lutando em Gaza�, diz embaixador da Palestina

O Hamas lan�ou cerca de 35 foguetes nas �ltimas 24 horas em territ�rio israelense, mas nenhuma not�cia de v�timas ou danos foi registrada neste s�bado (10).

A ofensiva israelense custou a vida de 815 palestinos, dos quais 235 crian�as e 93 mulheres e dezenas de outros civis, e deixou mais de 3.350 feridos desde que foi lan�ada, segundo o balan�o mais recente divulgado pelo chefe dos servi�os de urg�ncia em Gaza, Mouawiya Hassanein.

Do lado israelense, pelo menos 4 civis morreram atingidos por foguetes lan�ados pelo Hamas, e 10 militares morreram em combate em Gaza ou v�timas de disparos na fronteira. Ao menos 154 israelenses ficaram feridos, 123 deles sem gravidade.

Media��o

O chefe de Estado eg�pcio, Hosni Mubarak, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, devem se reunir neste s�bado (10) no Cairo para tentar progredir nas negocia��es sobre uma tr�gua em Gaza.

Israel diz ter matado chefe dos foguetes do Hamas em Gaza
Amir Mansi foi morto por for�as terrestres do ex�rcito israelense.
Comandante do Hamas seria respons�vel por lan�amentos contra civis.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir