Categoria Politica  Noticia Atualizada em 12-01-2009

A Segunda Etapa da Obra do Píer já tem Data Para Começar
A solenidade ocorreu na praça central do município, com as presenças...
A Segunda Etapa da Obra do Píer já tem Data Para Começar
Foto: Arquivo Maratimba.com

A segunda etapa da obra de recuperação da orla da praia central de Marataízes já tem data para começar.

Na manhã deste sábado (10), o governador em exercício, Ricardo Ferraço, autorizou a abertura do edital de concorrência pública para a contratação da empresa que vai realizar as obras de restauração e proteção da praia.

A solenidade ocorreu na praça central do município, com as presenças do prefeito local, Jander Vidal, do secretário de Estado de Governo, Neivaldo Bragatto, do senador Magno Malta, do deputado Federal Carlos Manato, do diretor geral em exercício do DER-ES, Élvio Antônio Sartório, de deputados estaduais, 15 prefeitos de municípios da região, lideranças locais e aproximadamente 450 moradores e veranistas.

Em até 10 dias, o Governo do Estado publicará o edital para contratação da empresa, que deve iniciar os trabalhos em 60 dias. O investimento total será de R$ 41,5 milhões. "O projeto da segunda etapa já está pronto e foi produzido minuciosamente. Todos os detalhes técnicos e ambientais foram cuidadosamente estudados para que possamos realizar uma intervenção de forma definitiva. Os recursos públicos serão investidos de forma organizada e responsável. No próximo verão, a população de Marataízes e região e os turistas terão à disposição toda orla central devidamente recuperada", destacou Ricardo Ferraço.

A restauração da praia central de Marataízes compreende duas etapas distintas, com o objetivo de recompor o litoral afetado por erosões com estruturas de enrocamento e o engordamento da faixa de areia para devolver a balneabilidade. A primeira delas já foi concluída, com a construção de dois espigões, um ao norte e outro ao sul da praia.

A segunda etapa contemplará a implantação de estruturas de enrocamento, com a construção de três quebra-mares entre os dois espigões que já estão prontos. Juntas, essas estruturas irão conter o processo erosivo e devolver a balneabilidade da praia.

O investimento
"O Estado está mais do que certo em investir na recuperação da praia, que é a mais importante da região Sul capixaba. Esse investimento sepulta um passado recente de destruição que deverá ser apagado da memória de todos. A praia novamente em condições vai ser importante para o desenvolvimento, não só do turismo, mas de todos os setores do município", comemora o prefeito de Marataízes.

Segundo o diretor geral em exercício do DER-ES, a obra é muito complexa, cercada de muitos cuidados e estudos para garantir a duração e o sucesso da intervenção. Só de enroncamento, o volume estimado é de 155.000m³. Para o aterro hidráulico, será necessário 1,4 milhão de metros cúbicos.

"A equipe do Governo do Estado trabalha unida para organizar ações que aumentem as oportunidades para a população. Atualmente, o Espírito Santo está entre os três estados que mais diminuíram o índice de pobreza no Brasil. Isso prova que estamos no caminho certo, de modo coletivo, bem engajado com os municípios e a sociedade civil organizada", completa Ricardo Ferraço.

O projeto foi elaborado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), que se baseou em estudos das situações pretéritas, climas de ondas, correntes marítimas, transportes de sedimentos, intensidade de maré e direção de ondas. Tais dados permitiram a modelagem matemática que indicaram a solução. Os modelos matemáticos mostraram as formas destas obras que melhor atendem às necessidades estruturais e melhor desempenham seus papéis no meio ambiente.


    Fonte: http://www.es.gov.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir