Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-01-2009

Guinga agredido na Espanha
Compositor leva soco de policial em aeroporto e perde dois dentes. Casaco do m�sico foi roubado
Guinga agredido na Espanha
Foto: http://osamba.files.wordpress.com

Carol Medeiros

Rio - Uma passagem pelo inferno. Foi assim que o compositor Guinga � autor de v�rios sucessos da MPB e reconhecido internacionalmente pelo seu talento ao viol�o � descreveu o que deveria ser apenas uma escala de tr�s horas no Aeroporto Barajas, em Madri. A conex�o de seu v�o da Ib�ria, que saiu de Roma, na It�lia, em dire��o ao Rio, acabou se transformando em uma "estada" de tr�s dias de muita humilha��o, quando o m�sico teve um casaco com dinheiro e passaporte roubado e foi v�tima at� de agress�o f�sica. O autor de �Bolero de Sat�, sucesso na voz de Elis Regina, perdeu dois dentes ao levar um soco na boca de um policial espanhol.

Ironicamente, Guinga, cujo nome verdadeiro � Carlos Althier de Souza Lemos Escobar, � neto de espanhol. Mas nem a ascend�ncia europ�ia foi capaz de lhe garantir tratamento respeitoso e digno. Depois de passar um dia inteiro no aeroporto esperando por um v�o que nunca saiu, sem nenhuma previs�o ou informa��o da companhia, ele teve que dormir na cidade e tentar uma conex�o no dia seguinte. Mas no s�bado, novamente, n�o haveria partida da Ib�ria para o Brasil. Ao passar seus pertences pela esteira de raio-X, o pior da viagem come�ou.

"Coloquei minhas duas mochilas, sapatos e o casaco com 400 euros e 200 reais, passaporte, chave de casa, carteira com todos os documentos na esteira. Fiquei esperando e o casaco n�o voltou. Reclamei com o policial e ele disse que n�o era seu problema, para eu procurar a minha embaixada. Eu tinha acabado de ser roubado, era s�bado, e ele n�o fez absolutamente nada para me ajudar", conta.

Depois de tentar aux�lio "de uma dezena de policiais", Guinga foi ao posto da Pol�cia Nacional da Espanha e, exaltado, pediu que o ajudassem. Sem passaporte, ele n�o poderia embarcar. "Mais uma vez me disseram para procurar a embaixada brasileira. Quando vi, estavam me empurrando para fora do posto e um policial me deu um soco.

Senti dois dentes caindo na hora. Sa� dali destru�do por dentro. Com 60 anos, sem dinheiro, sem passaporte, sem dente, humilhado. Eu n�o tinha mais o que fazer".

Guinga agredido na Espanha.
Compositor leva soco de policial em aeroporto e perde dois dentes. Casaco do m�sico foi roubado.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir