Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 16-01-2009

Israel vota neste sábado cessar-fogo unilateral
Acordo envolveria participação dos EUA e também do Egito. Israel, porém, voltará com ofensiva caso Hamas retorne com ataques.
Israel vota neste sábado cessar-fogo unilateral
Foto: G1

O gabinete de segurança israelense deve votar, no sábado (17), a favor de um cessar-fogo unilateral na Faixa de Gaza, sem qualquer tipo de participação do Hamas. A informação foi publicada pela imprensa israelense nesta sexta-feira (16).

Uma fonte do jornal "Haaretz" disse que houve progressos nas conversas com o Egito e que pode haver o fim da ofensiva neste sábado.

A proposta inclui o apoio de Egito e Estados Unidos aos esforços de Israel em pôr fim ao tráfico de armas aos Hamas através do território egípcio, mas nenhuma outra condição.

Assim que a trégua unilateral entrar em vigor, Israel passará a observar a reação do grupo Hamas, e retomará sua ofensiva se o lançamento de foguetes contra o sul de seu território recomeçar.

Segundo as fontes, a decisão de submeter a proposta à votação foi adotado depois que o governo de Israel chegou à conclusão de que cumpriu "a maioria dos objetivos" em Gaza.

O anúncio acontece depois de três semanas da operação militar israelense, que deixou 1.132 mortos e mais de 5.100 feridos no território palestino, segundos fontes palestinas.

Se o Gabinete de Segurança israelense aprovar a proposta, Israel não se veria obrigado a respeitar nenhuma das condições exigidas pelo Hamas para trégua, como o fim do bloqueio de Gaza.

‘Não atrapalhem’

Os Estados Unidos fizeram um apelo nesta sexta-feira à Assembléia Geral da ONU para que o fórum não prejudique os esforços diplomáticos em curso para alcançar um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

"A Assembléia deve ser cuidadosa para não complicar os esforços em busca de uma solução ou prejudicar a atividade diplomática em curso, que tenta deter a violência em Gaza", declarou o embaixador interino dos Estados Unidos, Alejandro Wolff, durante a sessão de emergência do conselho de 192 membros para discutir o conflito na Faixa de Gaza.

O diplomata também advertiu contra o risco de deixar que a sessão se transforme "em uma plataforma de críticas justamente quando cada esforço que se faz é para encontrar um mecanismo para conter o conflito".

Israel vota neste sábado cessar-fogo unilateral.
Acordo envolveria participação dos EUA e também do Egito.
Israel, porém, voltará com ofensiva caso Hamas retorne com ataques.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir