Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-01-2009

Lula: Italianos terão de respeitar decisão
Antes de conversar com Genro, Lula demonstrou preocupação sobre a decisão de refúgio
Lula: Italianos terão de respeitar decisão
Foto: Reuters

Brasília. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que não acredita que a concessão de refúgio político a Cesare Battisti -condenado por terrorismo - vá abrir uma crise diplomática entre Brasil e Itália. Segundo ele, a Itália pode não gostar da decisão, mas terá de respeitá-la.

´Precisamos aprender a respeitar as decisões soberanas de cada país. Pode até não concordar, mas tem que respeitar´, disse o presidente Lula em entrevista concedida na cidade de Ladario (MS), que faz fronteira com a Bolívia.

A concessão de refúgio político no Brasil a Cesare Battisti foi criticada por autoridades da Itália e por familiares das vítimas do terrorista.

Risco

A Itália estuda recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal (STF).O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, afirmou ontem que a decisão brasileira de conceder status de refugiado político a Battisti ´coloca em risco a amizade entre Itália e o Brasil´.

Já o vice-prefeito da cidade de Milão, Riccardo De Corato, propôs boicote aos produtos brasileiros como forma de pressionar o Brasil a reconsiderar a decisão de conceder refúgio político a Battisti.

Apesar dos apelos, Lula sinalizou que não haverá recuo, pois a decisão é soberana. ´Essa decisão é uma questão de soberania do Estado brasileiro. Nós, assumindo uma posição soberana, tomamos decisão de entender que essa pessoa [Battisti] não precisava voltar para a Itália. Que poderia ter status de refugiado. Somos um país generoso. Temos muitos exemplos de pessoas que pediram asilo e aqui permaneceram por muito tempo.´

Sobre as ameaças feitas por autoridades italianas, Lula disse não acreditar em retaliações. ´Não acredito em piora da [relação] porque é uma relação histórica. Eu diria que é uma relação tão forte que não será um exilado que vai trazer animosidade nem com a Itália nem com o G-8.´

Decisão

Lula confidenciou a amigos, em conversas reservadas, que não sabia nada sobre o ex-militante até dezembro de 2008, quando participou da 11.ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, em Brasília, e ouviu manifestações de apoio ao ativista.

Antes de conversar com Tarso Genro, Lula também chegou a demonstrar preocupação sobre qual seria a melhor decisão a tomar no caso.

AJUDA FRANCESA
Sarkozy interveio pela concessão de refúgio político

Brasília. O advogado de Cesare Battisti na França, Eric Turcon, e o senador brasileiro Eduardo Suplicy (PT-SP) disseram que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, interveio pela concessão do refúgio político a Cesare Battisti. O Palácio Eliseu nega.

´O presidente [Sarkozy] aceitou organizar um encontro com o secretário Nacional de Justiça brasileiro, Romeu Tuma Jr. É graças a este encontro que o asilo político foi obtido no Brasil´, disse o advogado.

Já Suplicy, em entrevista ao jornal italiano ´Corriere della Sera´, disse que Sarkozy e sua mulher, Carla Bruni, conversaram em particular com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo sua intervenção no caso. O casal esteve no Rio de Janeiro em dezembro.

O senador disse ainda que a amizade de Bruni com a escritora francesa Fred Vargas influenciou na decisão, já que Vargas é amiga pessoal de Battisti e responsável por ajudá-lo a recolher materiais que provem sua inocência.

Na entrevista, o senador Eduardo Suplicy afirmou, ainda, que a escritora teria lhe contado que ´após o caso de [Marina] Petrella, convenceu Sarkozy que Battisti também deveria ser ajudado´.

´O presidente francês, mesmo sendo muito amigo do Silvio Berlusconi, estava convencido de que não iria criar nenhum embaraço´, disse .

Lula: Italianos terão de respeitar decisão.

Segundo o presidente, o refúgio político a Cesare Battisti não deve abrir uma crise diplomática entre Brasil e Itália.

Antes de conversar com Genro, Lula demonstrou preocupação sobre a decisão de refúgio.


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir