Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-01-2009

Em Baltimore, Obama afirma que cometerá alguns erros
Presidente eleito dos EUA voltou a pedir união entre americanos. Obama e família refazem viagem de Lincoln da Filadélfia a Washington.
Em Baltimore, Obama afirma que cometerá alguns erros
Foto: G1

Na sua última parada na viagem simbólica de trem que faz entre a Filadélfia e Washington, em Baltimore, o presidente eleito dos EUA, Barack Obama, pediu união entre os americanos e voltou a falar sobre os desafios que vai enfrentar.

Obama também disse que vai cometer aulguns erros ao longo dos próximos anos. O presidente eleito disse que carrega para a Casa Branca vozes e histórias de pessoas que encontrou durante a campanha eleitoral.

Viagem

Obama e sua família embarcaram neste sábado (17) em uma simbólica viagem de trem, que dá início oficialmente aos quatro dias de festejos para sua posse como novo presidente dos Estados Unidos, fazendo um lento e tradicional trajeto até a capital, Washington, onde assume no dia 20.

Ele viaja da Filadélfia, o berço da independência americana há mais de 200 anos, até a Union Station, a quase um quilômetro do local onde prestará juramento como o primeiro presidente afro-americano do país na próxima terça-feira.

O percurso é, em parte, uma homenagem ao herói de Obama, Abraham Lincoln, que, antes de ser presidente também foi legislador do Illinois e realizou a mesma viagem a caminho de sua posse, em 1861.

Vice-presidente

O vice-presidente eleito, Joseph Biden, foi homenageado pelo presidente eleito na primeira parada da simbólica viagem de trem entre a Filadélfia e Washington. O trem parou na cidade de Wilmington, no estado de Delaware, onde Biden serviu como senador desde sua renúncia na quinta-feira passada. Agora, os dois seguem viagem para Washington.

Em discurso, Obama afimou que chegou o momento de o povo americano se levantar. "Nós sabemos que há muito trabalho pela frente. A nação está em guerra com a economia. Este é o momento de nos levantarmos", declarou o presidente eleito.

Barack Obama disse que defenderá os aposentados, trabalhará a favor da indústria automobilística e representará os valores do povo americano. "As histórias que vocês trouxeram durante a campanha vão nos conduzir para frente", afirmou Obama ao fazer referência aos projetos do novo governo.

Em Baltimore, Obama afirma que cometerá alguns erros
Presidente eleito dos EUA voltou a pedir união entre americanos.
Obama e família refazem viagem de Lincoln da Filadélfia a Washington.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir