Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 18-01-2009

Hamas anuncia cessar-fogo de uma semana em Gaza
Tropas israelenses movimentam-se na fronteira com a Faixa de Gaza neste domingo (18).
Hamas anuncia cessar-fogo de uma semana em Gaza
Foto: AFP

O porta-voz do Hamas na Faixa de Gaza, Ayman Taha, anunciou neste domingo (18) que o movimento e outras fac��es isl�micas decretaram um cessar-fogo unilateral de uma semana no territ�rio palestino sob ataque de for�as de Israel.

Em troca, o Hamas exige a retirada de Israel do territ�rio sob ataque a 22 dias.

A informa��o foi confirmada por porta-vozes do Hamas e da Jihad Isl�mica em Damasco, na S�ria.

"Os grupos palestinos se reuniram em Damasco e anunciar�o proximamente um cessar-fogo das fac��es palestinas durante uma semana com o fim de abrir as passagens de fronteira e de deixar entrar a ajuda humanit�ria", disse Daud Chihab, porta-voz da Jihad. "Durante esse per�odo, a resist�ncia est� disposta a responder a todos os esfor�os eg�pcios, turcos, s�rios e �rabes que permitam um acordo para a retirada completa das for�as israelenses e a abertura total dos pontos de passagem."

Israel ainda n�o respondeu � proposta palestina.

Mais cedo, o premi� israelense, Ehud Olmert, havia dito que Israel n�o vai estabelecer um prazo para a retirada das tropas at� que os militantes do Hamas parem os ataques com foguetes a cidades israelenses perto da fronteira.

"Se houver o risco de que o Hamas deliberadamente torpedeie o cessar-fogo, e n�s tivermos que reiniciar as a��es ofensivas contra o Hamas, ent�o temos de ser reticentes sobre tirar nossas tropas", disse o porta-voz do premi�, Mark Regev. "Se o cessar-fogo durar, ent�o poderemos pensar em sair."

Durante a reuni�o semanal de governo neste domingo, Olmert tamb�m disse que a calma � "fr�gil" e deve ser reavaliada constantemente.

Cessa-fogo israelense rompido

Israel havia anunciado no s�bado um cessar-fogo unilateral em seus ataques aos palestinos. O Hamas disse que n�o iria respeitar a tr�gua.

Cerca de seis horas depois da entrada da tr�gua em vigor (�s 2h locais de domingo, 22h de s�bado de Bras�lia), tropas israelenses e militantes do Hamas voltaram a se enfrentar no norte do territ�rio.

Segundo o Ex�rcito israelense, o incidente come�ou ap�s militantes do Hamas terem aberto fogo contra o Ex�rcito de Israel perto do campo de refugiados de Jabalya. Helic�pteros e tanques de Israel responderam bombardeando a regi�o.

Os relatos ainda s�o imprecisos, mas pelo menos um civil palestino teria morrido ap�s o rein�cio dos ataques. Fontes m�dicas israelenses dizem que cerca de uma centena de cad�veres teriam sido encontrados ap�s o novo ataque de Israel.

Noventa e cinco corpos de palestinos foram encontrados domingo entre os escombros desde que entrou em vigor o cessar-fogo israelense, segundo o chefe dos servi�os de emerg�ncia palestinos.

A maior parte dos corpos foi retirada das ru�nas deixadas pelos bombardeios israelenses em Jabaliya e Beit Lahya, no norte da Faixa de Gaza, assim como no bairro de Zeitun, indicou o m�dico.

Militantes palestinos tamb�m voltaram a disparar na manh� deste domingo foguetes contra o sul de Israel, segundo testemunhas. Um deles caiu nos arredores da cidade de Sderot.

Olmert advertiu, ao declarar o cessar-fogo, que o Ex�rcito suspenderia as opera��es, ofensivas, mas que responderia aos ataques das mil�cias ou ao lan�amento de foguetes contra seu territ�rio.

O confronto j� matou pelo menos 1.300 e deixou mais de 5.100 feridos no territ�rio palestino, segundos fontes m�dicas locais. Do lado de Israel, ao menos 14 pessoas morreram.

C�pula

J� come�ou a reuni�o de c�pula internacional que deve analisar, no Egito, a situa��o no territ�rio palestino.

O Egito, principal mediador entre Israel e palestinos, reuniu dirigentes internacionais para discutir o conflito.

O presidente franc�s, Nicolas Sarkozy, co-preside a c�pula junto com o presidente eg�pcio, Hosni Mubarak.

Hamas anuncia cessar-fogo de uma semana em Gaza e pede sa�da de tropas
Movimento quer retirada dos israelenses e abertura das fronteiras.
Tr�gua unilateral anunciada por Israel foi rompida, e ataques seguem.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir