Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 19-01-2009

Jornalistas são hostilizados e agredidos por supostos fiéis
Equipes de reportagem foram ameaçadas por grupo de pessoas. Nove pessoas morreram e 93 ficaram feridas no desabamento.
Jornalistas são hostilizados e agredidos por supostos fiéis
Foto: G1

Supostos fiéis e simpatizantes da Igreja Cristã Apostólica Renascer em Cristo hostilizaram e agrediram jornalistas neste domingo (18), quando a imprensa fazia a cobertura do desabamento do teto do templo religioso, na Avenida Lins de Vasconcellos, no Cambuci, Zona Sul de São Paulo. O teto caiu, deixando nove mortos e 93 feridos.

Uma equipe de reportagem da TV Globo foi ameaçada e agredida pelas pessoas, algumas eram voluntárias para ajudar os bombeiros no resgate. A Renascer se desculpou com os jornalistas. Afirmou também desconhecer quais são os agressores e pediu compreensão aos jornalistas, pois a tragédia havia deixado os fiéis tensos.

Os voluntários também ajudaram doando sangue para as vítimas que estavam no hospital.

A vizinhança não dormiu de domingo para esta segunda-feira (19). Das janelas e da rua, muita gente acompanhou de perto o trabalho dos bombeiros. Mesmo durante a madrugada, a rua ficou cheia. Mesmo abaladas pela proximidade da tragédia, muitas pessoas entraram na igreja para ajudar no resgate dos feridos.

Vítimas

Os corpos das vítimas do desabamento devem ser liberados do Instituto Médico-Legal Central de São Paulo ainda durante a manhã desta segunda. Segundo o IML, seis corpos já foram liberados e as famílias aguardam apenas resoluções burocráticas da funerária.

Uma das vítimas ainda não foi reclamada pela família. A última vítima fatal morreu no início desta manhã, e seu corpo ainda não chegou ao IML.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que cerca de 600 pessoas estavam no local quando o teto desabou, pouco antes do culto das 19h de domingo. Os bombeiros permaneciam fazendo buscas por possíveis vítimas do desabamento no início da manhã desta segunda. De acordo com a corporação, 15 equipes estavam no local.

Segundo os bombeiros, um homem de cerca de 40 anos que foi dado como desaparecido pela família é procurado. De acordo com os familiares, a possível vítima costumava ir ao culto e não foi encontrada. Não há confirmação, mas os bombeiros trabalham com a hipótese de que ele pudesse estar no templo. O homem também é procurado nos hospitais para onde foram levadas as vítimas.

Oito imóveis vizinhos ao templo foram interditados pela Defesa Civil Municipal após o desabamento. Os imóveis foram interditados pois há risco de as paredes laterais do templo, que apresentam rachaduras, desabarem e atingir as edificações vizinhas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, há feridos em 15 hospitais e dois pronto-socorros em diversos pontos da capital. Muitos tiveram fraturas múltiplas, inclusive com afundamento de crânio e membros. Nesta madrugada, de acordo com a secretaria, algumas vítimas continuavam internadas em observação e outras tinham sido liberadas.

Risco de desabamento

O governador de São Paulo, José Serra, esteve na noite deste domingo na igreja. Ele mesmo só conseguiu chegar à porta do templo e foi impedido de entrar. "Ainda há risco de desabamento", contou ele, que disse ter escapado de ser atingido por um aparelho de ar-condicionado que caiu a "poucos centímetros" de onde estava.

Segundo o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, só será possível descobrir as causas do acidente após a perícia, que começará nesta segunda-feira (19) com funcionários da Secretaria de Habitação e da Polícia Civil.

De acordo com Serra, em princípio, a situação do prédio "estava legal", no que se refere a documentos de alvará e de manutenção. O governador descreveu o templo como estando "em ruínas".

"Sorte divina"

Depois de ver de perto os escombros da igreja, o governador e o prefeito foram até o Hospital Cruz Azul, que é da Polícia Militar e fica a cerca de 500 metros do templo, na Rua Lins de Vasconcelos. Para lá, foram levados 26 feridos, entre eles, uma criança de 9 anos e um adolescente de 13. Serra classificou como "sorte divina" o fato de o número de fiéis ter sido menor no momento do acidente porque era hora da troca do culto, que teria reunido cerca de 2 mil pessoas.

De acordo com o porta-voz dos bombeiros no local, tenente Miguel Jodas, todos os corpos dos oito mortos são de mulheres. Os feridos foram encaminhados a hospitais da região. Entre eles, o hospital Cruz Azul, o hospital São Camilo, o Pronto-Socorro do Jabaquara, o Pronto-Socorro Vergueiro e o Hospital das Clínicas.

De acordo com o Hospital das Clínicas, na Zona Oeste, seis vítimas foram atendidas ali, cinco com ferimentos leves e uma em estado mais grave, que passou por procedimento cirúrgico.

De acordo com a assessoria de imprensa da Renascer, o templo onde ocorreu o acidente é a sede mundial da igreja e tem capacidade para cerca de 2 mil pessoas. No local, funcionava um cinema anteriormente. Foi nesta igreja que, em dezembro de 2005, o jogador de futebol Kaká casou.

Por volta das 18h50, momento do acidente, a igreja estava bem abaixo de sua ocupação total. No horário, muitos dos fiéis que participaram do culto das 18h haviam deixado o local para dar lugar aos participantes do culto seguinte, marcado para 19h.

O presidente da Renascer em Cristo, bispo Geraldo Tenuta, afirmou que a sede da igreja não passou por nenhuma reforma nos últimos três anos. Há três meses, no entanto, parte do templo foi pintado. Para Tenuta, o prédio do Cambuci estava em perfeito estado de conservação

Jornalistas são hostilizados e agredidos por supostos fiéis da Renascer.
Equipes de reportagem foram ameaçadas por grupo de pessoas.
Nove pessoas morreram e 93 ficaram feridas no desabamento.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir