Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2009

Secretarias de Saúde definirão ações no dia D contra hanseníase
Cada município ficará encarregado das ações que serão promovidas
Secretarias de Saúde definirão ações no dia D contra hanseníase
Foto:http://www.rondonia.ro.gov.br/imagens-noticias-comunica

Considerado dia nacional de combate à hanseníase, neste sábado, secretarias de Saúde dos 14 municípios que integram o Escritório Regional de Saúde em Sinop trabalharão com ações diferenciadas buscando a orientação da população no combate a doença. "Pedimos para todas as secretarias, para as equipes de vigilância epidemiológica, para definir as ações para o dia D", explicou a diretora do Escritório Regional de Saúde, Márcia de Lara Soriano.

Cada município ficará encarregado das ações que serão promovidas, porém, Márcia antecipa que serão atividades como palestras, passeatas, teatros, panfletagem, mostrando como a doença é contraída, repassada e como pode ser tratada. "Temos que lembrar que há tratamento para a hanseníase e que é gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda temos muitas casos de pessoas que iniciam o tratamento e simplesmente desistem, mas precisamos alertar que ela é transmissora do vírus", disse.

Na regional, ano passado, foram registrados aproximadamente 100 casos da doença, conhecida também como lepra e que é causada por uma bactéria, (Micobacterium leprae), propagada quando a pessoa portadora da doença fala, tosse ou mesmo respira próximo de alguém que não tem a bactéria. Alguns fatores, como o uso de água tratada, prática de saneamento básico, condições habitacionais confortáveis, podem diminuir a ocorrência da doença.

Márcia aponta que os números são considerados aceitáveis pois são casos de toda a regional, porém, a campanha será realizada da mesma maneira. "Não vamos deixar em branco essa campanha, ainda mais por ser uma doença complicada, mas o escritório está realmente enfocado na questão da dengue e rubéola, em que o índice de infestação do mosquito e a quantidade que falta para ser atingida a meta [respectivamente] ainda é muito alto", disse. "Já socializamos com as secretarias e eles estão autônomos para fazerem suas campanhas", acrescentou.

Além de Sinop, onde ainda não foi confirmado se já há alguma atividade planejada para o dia de combate a hanseníase, o ERS atende também, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Claudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Tapurah, União do Sul, Vera e Santa Rita do Trivelato.


Nortão: secretarias de Saúde definirão ações no dia D contra hanseníase

Fonte: http://www.sonoticias.com.br/mostra.php?id=81359
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir