Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-01-2009

Posse de Barack Obama renova expectativas sobre Copenhagen
Urso polar sem-lar d� o seu recado em Washington D.C., pedindo mais gelo e menos petr�leo.
Posse de Barack Obama renova expectativas sobre Copenhagen
Foto: www.greenpeace.org

WASHINGTON, EUA � Novo presidente americano, em Washington, pode definir o futuro clim�tico do planeta.

O destino do clima global come�a a ser desenhado muito antes da pr�xima reuni�o da ONU sobre mudan�as clim�ticas, marcada para dezembro em Copenhagen. O desafio de enfrentar o aquecimento global e os seus piores efeitos sobre o planeta tem in�cio com a posse de Barack Obama como 44o. presidente dos Estados Unidos.

"A gest�o Obama ser� julgada n�o sobre os fracassos do passado, mas sobre os desafios do presente e do futuro", afirma Mike clark, diretor-executivo interino do Grenpeace Estados Unidos. "A hist�rica posse de Obama inicia um momento de grande potencial para todos n�s", diz Clark.

O futuro do clima ser� decidido durante o primeiro ano da administra��o Obama. Depois dos poucos avan�os obtidos durante a 14� Confer�ncia da ONU sobre Clima, realizada em dezembro de 2008 em Poznan, na Pol�nia, nos resta recuperar o tempo perdido para a pr�xima reuni�o, de Copenhagen, e os Estados Unidos t�m papel fundamental no sucesso das negocia��es que resultar�o na sucess�o do Protocolo de Kyoto, a partir de 2012.

"Ainda temos tempo para escapar dos piores efeitos do aquecimento global. Temos a habilidade para tanto. O que n�o tivemos at� agora foi a vontade pol�tica", avalia Clark.

A expectativa sobre o direcionamento que o novo presidente americano dar� �s pol�ticas de seu governo para enfrentar as mudan�as clim�ticas � grande em todo o planeta. Para Marcelo Furtado, diretor-executivo do Greenpeace Brasil, o mundo est� carente de chefes de estado que demonstrem responsabilidade e lideran�a para salvar o planeta "de um desafio maior e mais longo que a crise econ�mica".

"Esperamos que o presidente Obama transforme seu discurso eleitoral em a��es concretas para reduzir as emiss�es de gases do efeito estufa nos EUA e apoiar um novo acordo global em Copenhagen para combater o aquecimento global", diz Furtado.

Barack Obama se comprometeu, ao longo da campanha eleitoral americana, em tornar a ci�ncia a base da pol�tica ambiental de seu pa�s. E o consenso cient�fico afirma que temos que cortar as emiss�es dos gases do efeito estufa em at� 40% at� 2020 para evitar os piores efeitos das mudan�as clim�ticas.

"Para isso, temos que promover o desmatamento zero nas florestas, gerar energia limpa e empregos verdes, proteger nossos oceanos, al�m de eliminar o uso de carv�o, petr�leo e outros combust�veis f�sseis. Agora � a hora de Obama provar seu slogan: "Sim, n�s podemos". � agora ou agora", afirma Furtado.

Urso polar sem-lar d� o seu recado em Washington D.C., pedindo mais gelo e menos petr�leo. A atividade do Greenpeace, para lembrar o degelo do P�lo Norte causado pelo aquecimento global, contou com a participa��o do artista Mark Jenkins.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir