Categoria Religião  Noticia Atualizada em 21-01-2009

Entidades religiosas lançam cartilha contra intolerância
Líderes religiosos lançam cartilha para orientar vítimas de intolerância religiosa
Entidades religiosas lançam cartilha contra intolerância
Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1

Alba Valéria Mendonça

Representantes de 18 entidades não governamentais que integram a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa lançam nesta quarta-feira (21) a Cartilha da Liberdade, no Cine Odeon, na Cinelândia, no Centro do Rio. A cartilha, produzida em dez dias pelo coronel da reserva da Polícia Militar e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Jorge da Silva, traz uma série de orientações para vítimas da intolerância religiosa e racial.

A cartilha, segundo Silva, também vai ajudar os policiais civis no registro das queixas que chegam às delegacias. De acordo com o professor, existe uma tendência histórica por parte dos policiais de minimizar os casos de intolerância religiosa.

"Os policiais não sabem qualificar o caso. Aí, não registram ou registram somente como injúria ou vilipêndio. Eles esquecem que existe o artigo 20 da Lei Caó (número 7.716) que considera crime a intolerância religiosa", enfatizou Silva.

Minuto de silêncio

Neste Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa - 21 de janeiro -, a cerimônia de lançamento da cartilha foi aberta com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do desabamento do prédio da Igreja Renascer , em São Paulo.

O ministro interino da Igualdade Racial, Eloi Ferreira Araújo, acrescentou ainda que o guia traz recomendações importantes para vítimas, como as entidades que devem ser procuradas para prestar socorro ou fazer denúncias.

"A cartilha vai ser distribuída a todas as entidades religiosas e divulgada ao máximo. No Brasil, sempre houve perseguições religiosas, principalmente às de matriz africanas. Mas estamos combatendo esses problemas desde a criação da Lei Afonso Arinos e agora, com a Lei Caó. Precisamos trabalhar neste processo de construção coletiva de novos valores. O Estado brasileiro reconhece que existem problemas dessa ordem, mas estamos procurando tratar disso", disse Araújo.

Além do lançamento do guia serão realizados debates com vítimas da intolerância religiosa, artistas, intelectuais e líderes religiosos. Eles vão dar testemunhos das agressões verbais que sofreram por conta do preconceito religioso.

Projeto Legal tem 15 casos

De acordo com o Carlos Nicodemus, coordenador executivo da ONG Projeto Legal - entidade fluminense pioneira na assistência jurídica às vítimas de intolerância religiosa - em um ano foram registrados 15 casos no Rio.

"Cerca de 70% dos casos são contra seguidores de religiões de matriz africanas. Por enquanto, só temos casos registrados de agressões verbais. Mas sabemos que há casos em que as pessoas são agredidas fisicamente só porque professam uma religião diferente do outro", disse Nicodemus, lembrando que em junho o Juizado Especial Criminal deu ganho de causa a um umbandista agredido verbalmente pelo vizinho, em Paty do Alferes, na Região Centro-Sul Fluminense.

Policiais conscientes e qualificados

Também esteve presente ao fórum o coordenador da Central de Inteligência da Polícia Civil, delegado Henrique Pessoa. Ele disse que já foi feito um workshop com 180 policiais sobre a questão da intolerância religiosa e racial.

"O guia vai ser distribuído a todas as unidades da Polícia Civil. Essa cartilha vai acrescentar muito na conscientização e na qualificação dos policiais. O Rio quer ser uma referência nacional no combate à intolerância religiosa. Esse é o nosso objetivo", disse o delegado, acrescentando que a Polícia Civil vai trabalhar para acabar com o preconceito, para que não seja necessária a criação de uma delegacia especializada para cuidar desses casos - o que só acontece quando o número de casos é muito alto.

No final do dia será lançado o DVD da caminhada contra a intolerância religiosa, realizada no dia 8 de setembro de 2008.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa também está sendo lembrado em São Paulo, Salvador e Porto Alegre, além de Buenos Aires, na Argentina. De acordo com Ivanir dos Santos, da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, a demonização de determinada religião coloca em risco a democracia.

"Só vamos conseguir avançar contra o preconceito religioso, quando entendermos que o que está em risco é a democracia. O nazismo e o fascismo começaram com a demonização desta e daquela religião. Vivemos num país laico e não queremos um país teocrático", disse Ivanir.

Entidades religiosas lançam cartilha contra intolerância, no Rio
Cerimônia reúne representantes de 18 organizações não governamentais.
Cartilha vai orientar vítimas e policiais no registro dos casos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir