Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-01-2009

Ministro liga queda no desmatamento a ações do governo.
Minc defende criação de alternativas para trabalhadores ligados a desmatamento
Ministro liga queda no desmatamento a ações do governo.
Foto: http://www.semarh.al.gov.br

Ao comentar a queda no desmatamento da Amazônia detectada pela ONG Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, além de relacionar os números às ações do governo e à crise econômica, anunciou uma série de medidas para reduzir ainda mais a destruição da maior floresta tropical do mundo 2009.

O ministro, segundo nota do Ministério do Meio Ambiente (MMA), destacou a importância de se criar uma agenda econômica para a Amazônia, oferecendo alternativas de ocupação às pessoas envolvidas no processo de desmatamento. Foi anunciada uma parceria entre o MMA e os Ministérios do Trabalho e da Previdência Social. A idéia, segundo o ministério, é criar um seguro-desemprego temporário, que seria pago com recursos oriundos dos leilões de bens apreendidos como madeira extraída ilegalmente e o "boi-pirata".

A intenção é evitar que os desempregados possam desmatar pequenas áreas em decorrência da falta de trabalho. A alternativa, segundo Minc, vai ajudar a evitar futuras ações predatórias. Minc ressaltou que as ações do Plano Amazônia Sustentável (PAS) e do Fundo Amazônia também vão ajudar a criar mais empregos sustentáveis.

Ainda entre as ações anunciadas pelo ministro, segundo nota de sua pasta, está a fiscalização focadas em áreas menores (entre 25 e 50 hectares), em contraponto a polígonos maiores - entre 100 e 200 hectares- que, por serem mais facilmente identificados por satélite, foram melhor fiscalizados.

Minc disse ainda que serão criados mais seis pontos de fiscalização em rodovias, para controle e apreensão de madeira ilegal, além do uso de novos satélites e uma integração maior entre o Plano Amazônia Sustentável, Fundo Amazônia e Operação Arco Verde. O ministro disse ainda que pretende apoiar a intensificação do manejo florestal correto para a extração de madeira legal, além de ampliar o trabalho de inteligência na região.

Minc defende criação de alternativas para trabalhadores ligados a desmatamento
Ministro liga queda no desmatamento a ações do governo.
Em Brasília, ele apresentou série de medidas para a Amazônia.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir