Categoria Economia  Noticia Atualizada em 26-01-2009

Crédito não falta para iniciar novos negócios
Enquanto as empresas e pessoas físicas sofrem com a restrição de crédito, os microempreendedores formais e os empreendedores informais não têm do que reclamar.
Crédito não falta para iniciar novos negócios
Foto:

Enquanto as empresas e pessoas físicas sofrem com a restrição de crédito, os microempreendedores formais e os empreendedores informais não têm do que reclamar. O acesso às operações do programa estadual de microcrédito, Nossocrédito, continua como antes da crise econômica mundial.

Desde a sua criação, em meados de 2003, até dezembro último, o programa totalizou 25.504 operações de crédito no valor de R$ 77,271 milhões. No período, as operações de crédito do programa – operado pelo Bandes e Banestes – foram responsáveis pela manutenção de 47.256 postos de trabalho e pela geração de 9.756 empregos.

Em um período de crise em que o os negócios são afetados, o Nossocrédito registrou crescimento de 3,3% no valor emprestado, no último ano. O número de operações teve crescimento inferior a 1%. A boa notícia é que a inadimplência ficou na faixa de 3%, índice bem inferior aos dados das instituições em torno de 3,5%, pessoa jurídica e de 7% a 8%, pessoa física.
O segmento comércio foi o maior tomador de crédito, com 57,9% das operações. O setor de serviço respondeu por 25,59%, e o setor produtivo, por 16,50%. A maioria das operações (58,84%) foi para capital de giro. O setor informal respondeu por 85,20%.

Fonte: Gazeta On-line
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir