Categoria Policia  Noticia Atualizada em 27-01-2009

Bope vai mostrar operações na internet
Imagens gravadas pelos próprios policiais serão exibidas em site oficial. Objetivo é passar a visão do policial no front, segundo capitão do batalhão.
Bope vai mostrar operações na internet
Foto: http://murevohard.sytes.net:8090

Daniella Clark

Vídeos feitos pela tropa de elite da Polícia Militar do Rio durante incursões em favelas do estado passarão a ser exibidos no site do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio, o Bope (www.boperj.org/).

"O objetivo é tornar o site mais interativo. É mostrar ao cidadão que procura o nosso site, que tem admiração pelo nosso trabalho, o que está acontecendo nas comunidades em que o Bope atua", explica o comandante, coronel Pinheiro Neto.

Ainda segundo o comandante, algumas operações já são gravadas hoje em dia pelos policiais A ideia de levá-las para o universo virtual surgiu a partir de pedidos dos próprios internautas que visitam o endereço dos "caveiras" - símbolo do batalhão - na internet.

Visão do front

Os vídeos são feitos por policiais que já atuaram na linha de frente do Bope e hoje têm a missão de documentar as operações. No vídeo feito na Cidade de Deus - os trechos acima - havia policiais com câmeras acompanhando três frentes da operação. Um deles estava no blindado, outro no helicóptero e um terceiro acompanhou os policiais que entraram a pé na comunidade.

Parte das imagens foi feita através de um buraco num bloco de concreto, que serve de abrigo aos criminosos nos confrontos com a polícia. O vídeo mostra ainda a destruição de barreiras erguidas por traficantes nas ruas da comunidade.

"Nossa intenção é passar a visão do policial no front", explica o capitão Ivan Blaz, chefe da Seção de Comunicação Social, onde todo esse trabalho é coordenado.

"Queremos também dar legitimidade para nossos vídeos. Hoje em dia, 70% dos vídeos atribuídos ao batalhão no (site) YouTube, por exemplo, não são do Bope. Seremos uma fonte para que as pessoas conheçam a nossa realidade".

Princípios e oração

A expectativa é que os vídeos estejam disponíveis a partir do segundo semestre, quando o site passará por uma reformulação. Na sua última reforma, em outubro de 2008, a home page começou a exibir fotos de operações e ações sociais desenvolvidas na sede do batalhão, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. A última versão traz ainda o histórico, os princípios e a oração que motiva os 400 policiais que compõem o batalhão.

No futuro, o Bope pretende disponibilizar ainda resultados das operações on-line, com textos produzidos pelos próprios policiais. O internauta poderá saber também onde o batalhão está atuando, em tempo real.

"Muitos que nos escrevem querem saber também um pouco mais sobre as operações", explica o comandante.

Página chegou a ter 40 mil acessos

No auge da febre do filme "Tropa de elite" e do capitão Nascimento de Wagner Moura, em 2007, o site chegou a ter 40 mil acessos por dia. Hoje, cerca de mil pessoas acessam a página diariamente.

O Bope recebe ainda cerca de 800 mensagens por mês: a maior parte delas com dúvidas sobre como ingressar na tropa.

Bope vai mostrar operações na internet
Imagens gravadas pelos próprios policiais serão exibidas em site oficial.
Objetivo é passar a visão do policial no front, segundo capitão do batalhão.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir