Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 29-01-2009

Copa de 2014 terá sede no Pantanal e na Amazônia
Presidente da Fifa se reúne com Lula e garante 12 sedes para Copa
Copa de 2014 terá sede no Pantanal e na Amazônia
Foto: Jamil Bittar / Reuters

Jeferson Ribeiro

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, reuniu-se nesta quinta-feira (29) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmou que a Copa do Mundo de 2014 será realizada em 12 sedes no Brasil. As 12 cidades serão escolhidas pelo comitê executivo da Fifa nos dias 19 e 20 de março, mas o ministro do Esporte, Orlando Silva, antecipou que haverá pelo menos uma sede no Pantanal (Cuiabá ou Campo Grande) e outra na região amazônica (Belém ou Manaus).

- A Fifa acredita que com 12 sedes teremos uma cidade da Amazônia e uma do Pantanal. Então, necessariamente no projeto da Copa no Brasil em 2014, seguro é que terá uma cidade pantaneira e uma cidade amazônica. A decisão da Fifa de escolher 12 cidades levou em conta esse critério, de ter uma cidade do Pantanal e uma cidade da Amazônia, o que para nós é muito importante, porque são destinos turísticos fundamentais do Brasil e que merecem ser promovidos - contou Silva. Segundo ele, esse é um objetivo do governo brasileiro também.

Durante a reunião, Lula brincou com o presidente da Fifa e com fotógrafos e cinegrafistas dizendo que estava "levando uma sede para Garanhuns". Blatter riu e presenteou o presidente com uma flâmula da entidade.

Silva disse que, a partir da próxima sexta-feira (30), um grupo técnico da Fifa visitará todas as cidades que têm projeto para ser sede da Copa e o relatório desse grupo vai influenciar a decisão do comitê executivo da entidade, que se reúne nos dias 19 e 20 de março para apontar as 12 sedes.

O ministro não confirmou que a abertura da Copa do Mundo no Brasil será em São Paulo e nem que a partida final será no Rio de Janeiro. "A primeira fase é a escolha das 12 sedes. O debate sobre isso é posterior", comentou.

- Logo depois da decisão sobre as sedes, o presidente vai convocar uma reunião de governo e depois que falar individualmente com os prefeitos e governadores dessas cidades para colocar no papel as responsabilidades de cada um, para ficar definido quem vai fazer o que, quem vai pagar o que e em que prazo - afirmou Silva.


Ministro diz que Copa de 2014 terá sede no Pantanal e na Amazônia
Presidente da Fifa se reúne com Lula e garante 12 sedes para Copa

 
Por:  Thayan Noyma Vasconcellos    |      Imprimir