Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-01-2009

Toneladas de peixes mortos foram encontrados na Lagoa de Araruama
S�o Pedro da Aldeia decreta situa��o de emerg�ncia ap�s mortandade de peixes.
Toneladas de peixes mortos foram encontrados na Lagoa de Araruama
Foto: G1

A prefeitura de S�o Pedro da Aldeia, na Regi�o dos Lagos, decretou situa��o de emerg�ncia por causa do problema ambiental que causou a morte de toneladas de peixes na principal lagoa da cidade.

Os efeitos j� s�o sentidos tamb�m nos munic�pios vizinhos. As consequ�ncias da morte dos peixes na Lagoa de Araruama, em S�o Pedro da Aldeia, j� chegaram a Cabo Frio onde v�rios peixes apareceram mortos no bairro de Perynas. Segundo um levantamento da Guarda Mar�tima Ambiental, a prefeitura recolheu nos �ltimos dois dias 30 toneladas de peixes mortos.

Na quarta-feira (28), pescadores fizeram um protesto na Praia do Siqueira em sinal de luto pela lagoa. Para o superintendente da Guarda, que tamb�m � bi�logo, o problema � o resultado combinado de uma grande quantidade de chuva e esgoto despejado na lagoa. Ele afirma: a mortandade pode acontecer de novo dentro de pouco tempo.

"Esse desastre ambiental provavelmente vai se repetir de 20 a 30 dias depois do carnaval porque o excesso populacional acrescido da chuva lan�am todo o esgoto na Lagoa de Araruama. Esse esgoto provoca a diminui��o dos �ndices de oxig�nio, principalmente � meia-noite, e essas esp�cies animais n�o resistem � falta de oxig�nio", diz o superintendente Eduardo Pimenta.

A medida de decretar situa��o de emerg�ncia foi definida em uma audi�ncia p�blica na ter�a-feira (27). A ideia � facilitar a prorroga��o do defeso. Segundo a col�nia de pescadores, mais de duas mil fam�lias dependem da pesca da Lagoa de Araruama.

S�o Pedro da Aldeia decreta situa��o de emerg�ncia ap�s mortandade de peixes
Toneladas de peixes mortos foram encontrados na Lagoa de Araruama.
Munic�pios vizinhos, como Cabo Frio, j� come�am a sofrer com o problema.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir